Blog Gutemberg Cardoso

ELEIÇÕES EM SOUSA: Tyrone busca sucessor para 2024 e candidatos da oposição articulam frente ampla para disputa

O cenário político da cidade sertaneja de Sousa está a todo vapor. O atual prefeito Fábio Tyrone não pode disputar as eleições municipais de 2024 já que exerce o seu segundo mandato. Para sua sucessão, alguns nomes são citados nos bastidores e, inclusive, o próprio gestor da cidade já citou seu preferido na disputa. Trata-se de Zenildo Oliveira, o vice de sua chapa.

Durante a convenção estadual do PSB em João Pessoa, na segunda-feira (17/04), Fábio Tyrone afirmou que a pré-candidatura de Zenildo continua de pé e fez questão de enfatizar novamente que é natural a postulação do seu vice-prefeito, que por sinal tem o apoio de muitos amigos e grande parte da população.

“Todo mundo conhece Zenildo em Sousa. Ele mora na cidade. É um grande empresário que gera muitos empregos e como vice-prefeito da atual gestão nos ajuda bastante a manter esse governo operoso que todos já conhecem. Ninguém pode discutir a capacidade de gestão de Zenildo Oliveira”, disse Tyrone.

O prefeito ainda esclareceu em entrevista ao site Repórter PB, que o governador João Azevêdo já convidou Zenildo Oliveira para se filiar ao PSB. “Caminho natural. Ele se identifica muito com os partidos de esquerda e em breve vai assinar a ficha de filiação. Vamos fazer um campanha bonita e vitoriosa, se Deus quiser”, enfatizou.

Tyrone ainda citou que, no próximo ano, haverá uma candidatura plebiscitária, oportunidade que será perguntada a população: “quer continuar esse governo que deu certo, com as alianças, com os convênios, ou vai mais uma vez ariscar a entregar a prefeitura a políticos que lá estiveram, se quer, conseguiram pagar salários em dia?”.

“Zenildo está dentro de processo. É o candidato natural deste processo, faz a gestão comigo todos os dias, nos aconselha, perto dos secretários, e perto do povo”, destacou o gestor.

Sua esposa seria uma escolha?

Com relação ao nome de sua esposa, Mariana Cartaxo, surgir como possibilidade de aparecer na disputa, o prefeito contou que ela pode ser vice na chapa com Zenildo Oliveira. “Não fui eu que construí isso, foi ela com seu jeito simples, humana, seu bom trabalho, participação nas campanhas. Ela construiu isso. É um nome extremamente qualificado”.

Em entrevista para o Repórter PB, ela comentou sobre a possibilidade. “Fico muito feliz em ser citada, por quer eu vivo politica diariamente, e eu aprendo muito no meu dia-a-dia (tenho bom Professor…risos). Eu gosto do que eu faço, gosto de está entre as pessoas, gosto de conversar, de receber (pessoas), e todo muito sabe aonde eu estou em Sousa, e aonde me encontrar”, asseverou.

Mariana Cartaxo assegurou ainda que “é soldado do Grupo, tem, no entanto, responsabilidade, porém, gosta de fazer política”, e acrescentou: “Meu nome está a disposição. Lembrando que existem muitos outros nomes a disposição qualificados, mas o que o Grupo escolher, eu vou abraçar, com certeza”.

Zenildo confirma interesse

No programa Jornal das 11 da Rádio Educativa FM, o vice-prefeito da cidade de Sousa, Zenildo Oliveira, revelou que, provavelmente, será o candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024. “É um projeto natural. Estamos focados neste objetivo. Diante do projeto vencedor do prefeito Tyrone, ele entendeu que o candidato natural seria eu. Mas não precisamos antecipar as eleições, estamos em apenas nove meses de mandato”.

Além de vice-prefeito, Zenildo também se destaca na vida empresarial. Ao que indica, ele deve ser o escolhido para o pleito.

Helder Carvalho também pode aparecer na disputa

O Chefe de Gabinete de Tyrone 2 e 3, Helder Carvalho, admitiu que pode disputar a Prefeitura de Sousa, caso seu nome seja indicado pelo grupo político liderado pelo prefeito Fábio Tyrone. As declarações foram prestadas para Rádio Líder FM.

“Meu nome está à disposição, tá pronto. Eu não posso me negar, a me furtar disso, até porque o cargo que eu exerço tem uma correlação direta com política”, disse.

Ele destacou que o candidato natural do grupo será o vice-prefeito Zenildo Oliveira e disse ainda que é muito cedo para discutir nomes que não seja o do vice-prefeito.

A oposição já se articula

Uma aliança ampla vem sendo construída em torno de uma candidatura competitiva que será apresentada para disputar as eleições contra a chapa de Fábio Tyrone.

O ex-prefeito de Sousa, André Gadelha, se encontrou com o médico Gilberto Gomes para tratarem sobre as eleições de 2024. No mesmo dia, André Gadelha contou que também esteve junto do ex-prefeito João Estrela para alinhar as oposições em uma frente ampla.

Segundo André, ficou fechado o entendimento entre ele, Gilbertão e João Estrela de “uma candidatura única das oposições que mais na frente será escolhida entre ambos uma chapa que Sousa precisa para enfrentar o Governo Municipal”, segundo informações do Repórter PB.

O advogado e ex-vereador Lafayette Gadelha também admitiu a possibilidade de disputar as eleições de 2024. O jurista já exerceu cargo de vereador entre 2013 e 2016, sendo o mais votado no pleito de 2012, com quase 3.000 votos.

Em entrevista ao Diário do Sertão, Lafayette tratou a ideia como o maior desafio de vida. “Se por ventura eu for prefeito de Sousa um dia, eu tenho convicção que esse será o grande desafio da minha vida, o maior deles, e será uma grande honra sentar na cadeira onde meu pai sentou”, declarou.

Outro nome que corre por fora é o de Zé Célio, mas, no atual cenário, ele não deve ter chances. A sua candidatura não tem força comparada aos demais que se articulam para ser a principal via de oposição.