ELEIÇÕES EM SUMÉ: Sucessor do atual prefeito tem nome consolidado e oposição pode ser liderada por um deputado estadual
A disputa municipal pela prefeitura de Sumé, no Cariri da Paraíba, começou a se desenrolar nos bastidores da política. O atual prefeito da cidade, Éden Duarte, não pode mais ocupar o cargo e busca um nome para sua sucessão.
Recentemente, em entrevista a uma emissora de rádio, o gestor indicou a possibilidade de candidatura do ex-prefeito, Dr. Neto.
Segundo Éden, o seu grupo está unido e a cada dia que passa as discussões estão acontecendo, com zero chances de haver um rompimento político. Algo que era cogitado pela oposição.
“As discussões estão se aprofundando, a cada dia que passa, de uma coisa temos certeza, não haverá briga e nenhum rompimento político, quer seja do ex-prefeito Dr. Neto, e do vice-prefeito, Manezinho Lourenço, com o nosso grupo,” disse ele.
Nas redes sociais, os aliados já colocaram o seu nome em um banner com os dizeres: “Sou + Dr. Neto”.
Para o portal de Olho no Cariri, Dr. Neto afirmou que vem dialogando com todo o grupo da situação, e se houver um consenso e apoio de todo o grupo, colocará o seu nome nas eleições do próximo ano.
“Meu nome está à inteira disposição! E se conseguir ter êxito, irei continuar o que sempre fiz, que é me dedicar integralmente a causa do povo que eu passarei a representar”, destacou Dr. Neto.
Nos bastidores, também circula o nome do vice-prefeito, Manezinho Lourenço. Contudo, existe uma aclamação no grupo político para que Dr. Neto seja o candidato da situação, por conta de seu histórico à frente da cidade.
Oposição promete desbancar sucessor do atual prefeito
O grupo de oposição busca o deputado Estadual eleito, Dr Romualdo Quirino (MDB), para a disputa. O parlamentar é muito querido na região do Cariri e, assim como Dr. Neto, tem relevantes serviços sociais prestados à população na área da saúde.
Em 2018, na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, ele foi o mais votado em Sumé, ao receber 3.526 votos dos Sumeenses.
Nas eleições de 2022, Dr Romualdo consolidou sua força política em Sumé e, com 3.970 votos, liderou a votação na cidade, deixando para trás, Caio Roberto (PL), candidato apoiado pelo prefeito, que obteve 2.254 sufrágios.
Por conta desse retrospecto favorável, acredita-se que Dr Romualdo tem grandes chances de disputar a Prefeitura pela oposição. Inclusive, ele chegou na Assembleia Legislativa da Paraíba com 24.075 escrutínios.
Ele já foi prefeito do Congo, na Paraíba, por três vezes e, agora, o município é comandado pela sua esposa, Flavinha, que era sua vice e, na sua renúncia para concorrer ao cargo de deputado, assumiu a gestão municipal.