ELEIÇÕES EM TAPEROÁ: Atual prefeito articula alianças e oposição deve lançar candidato com apoio de João Azevêdo; VEJA OS NOMES
O cenário político da oposição e situação do município de Taperoá, na Borborema paraibana, está quase definido. O prefeito da cidade, George Farias, busca a reeleição para manter a tradição de seu grupo político.
Em 2020, ele teve 52,93% dos votos. Foram 4.437 votos no total. O candidato derrotou Júnior de Preto, que ficou em segundo lugar com 45,57% (3.820 votos).
Ele busca a adesão de Ruy Carneiro, Pedro Cunha Lima, Efraim Filho e Cássio Cunha Lima para fortalecer sua chapa. Inclusive, ele ganhou recentemente uma grande aliança para seu grupo político. Trata-se do vereador Chiquinho Patativa, que mudou de bancada e, agora, está na “situação” da cidade.
O anúncio foi feito pelo parlamentar durante o programa Jornal Interativo na Rádio Taperoá FM. Com a adesão, o prefeito George Farias passa a ter ampla maioria na Câmara Municipal de Taperoá, tendo o apoio de sete vereadores: Geovane (Líder do Governo), Birino, Chiquinho, Bomga, Doutorzinho, Beto e Aílton. Além dos citados, o senador Veneziano Vital do Rêgo pode aparecer como um grande aliado do prefeito.
Oposição promete desbancar candidatura do prefeito
A oposição, por sua vez, já está se articulando e deve anunciar um pré-candidato em breve. Em entrevista ao Jornal Interativo, pela Taperoá FM (87.9), o presidente da executiva Municipal do PSB, Júnior de Preto, disse que a determinação Nacional e Estadual da legenda sinaliza para que o partido tenha candidatura própria na cidade. Ele é aliado de carteirinha de Gervásio Maia.
Inclusive, Junior já antecipou que o seu bloco político vai realizar pesquisas para oficializar a escolha do nome dentro do partido. A tendência é que seja o ex-prefeito de Taperoá, Jurandi Gouveia.
Em entrevista ao programa Ponto de Vista da Serra Branca FM, Jurandi afirmou que desde que foi para o campo da oposição, tem buscado fazer uma atuação propositiva, buscando obras e ações para o município, mesmo não estando no comando do executivo.
Jurandi também confirmou seu desejo em concorrer ao pleito e adiantou que buscará unir as oposições. Ele concluiu afirmando que tem condições políticas e jurídicas para disputar a prefeitura que já venceu por duas vezes.
O vereador Salatiel Gomes (PTC), forte liderança do município, é outro que defende uma candidatura própria do PSB na cidade. Segundo ele, o seu grupo político está cada dia mais forte e, acima de tudo, terá papel fundamental na escolha do nome da oposição.
Em síntese, o atual cenário para a oposição é dos melhores. O grupo conta com o apoio do governador João Azevêdo, do presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino, e dos deputados federais Murilo Galdino e Gevársio Maia.
A oposição também conta com alguns vereadores e ex-vereadores, além de lideranças políticas locais como o ex-prefeito Deoclécio Moura, o ex-vice-prefeito Suetônio Vilar, e o ex-candidato a vice-prefeito Ariano Trajano.
As eleições municipais de 2024 prometem um xadrez político na ‘Terra de Ariano Suassuna’ e aos poucos vai se desenhando. Os próximos capítulos prometem.
Enquete Polêmica Paraíba
Recentemente, o portal Polêmica Paraíba realizou enquete, para saber a tendência do voto em Taperoá. Após o encerramento, George Farias ficou com 50.49% dos votos e Jurandi Pileque teve 48.64%; seguidos por Júnior de Preto, com 0.87%.