Blog Gutemberg Cardoso

ELEIÇÕES EM TEIXEIRA: Prefeito deseja um novo mandato e oposição busca uma chapa forte para disputa; CONFIRA OS NOMES

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando. Na Paraíba, o clima nos bastidores está quente, com chapas sendo formadas tanto na situação como oposição. No município de Teixeira (Sertão Paraibano), o atual prefeito, Wenceslau Marques, e  seu vice, Jarbas de Oliveira, devem repetir a dobradinha, e disputar a reeleição no próximo.

Em 2020, a dupla conquistou 4.667 dos votos válidos, cerca de 50,09% do eleitorado local. Nas redes sociais, eles já aparecem bastante atuantes, mostrando os feitos da gestão.

Como apoio, eles devem contar com o governador João Azevêdo. No mês de abril deste ano, Wenceslau anunciou sua filiação ao PSB, com o objetivo de fortalecer sua força e influência no Sertão.

Renato Marques, que comanda o PSB municipal, disse que a meta é reeleger Wenceslau, eleger o maior número de vereadores possíveis e se tornar o maior partido da cidade com a chegada da janela partidária.

A chapa situacionista também deve contar com a aliança do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, o deputado federal Murilo Galdino e, possivelmente, o senador Efraim Filho.

Na Câmara Municipal, a grande maioria está no grupo do prefeito. Entre eles aparecem Douginha (PDT), Dr. Carlos Augusto (PDT), Ederivaldo Dera (DEM), Galego de Lô (PDT), Galego Prateado (PDT), Ivania de Ariston (DEM),  Katia de Messias (PDT), Pedro Bento (MDB) e Raniere Soldado (Democratas).

Oposição

A oposição ainda não anunciou nada oficialmente. Mas, nos bastidores, alguns nomes já circulam quase que certos na disputa. O ex-prefeito Edmilson dos Reis (Nego de Guri), que comandou a cidade entre 2013 e 2020, é o grande nome oposicionista para desbancar o prefeito Wenceslau Marques. Ele possui uma grande parcela de apoiadores na cidade, e seu currículo político pode ser decisivo na escolha dos eleitores de Teixeira.

Além dele, o empresário local Andrin Justino, que disputou também em 2020, com 711 votos (7,61%), é cotado para aparecer na disputa. Zé Mário, outro nome popular e que já  foi vice-prefeito da cidade, é citado como uma possível terceira via.

Nos bastidores, também circula informações de uma possível articulação entre Nego de Guri, Zé Mário e Andrin Justino, visando uma frente ampla na disputa.

Valone Dias, principal oposicionista em 2020, com 3.950 votos (42,30%), aparece como uma alternativa para aqueles que não se identificam com os citados. Porém, segundo algumas fontes da região, seu interesse não está mais na prefeitura, mas sim, na Câmara Municipal.

Entre os vereadores que apoiam o grupo oposicionista estão Galego Titico (AVANTE) e João de Romualdo (MDB). Eles, provavelmente, estarão no palanque de algum dos pré-candidatos.

Os próximos meses serão decisivos na cidade. Em especial, para oposição, que definirá seu futuro político. Como sempre, o Blog estará acompanhando e trazendo todas as novidades.