Escândalo em Lucena: MP investiga suposto pagamento ilegal à primeira-dama

O Ministério Público da Paraíba instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no pagamento de férias à primeira-dama de Lucena, Andreia Karla, que também ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social. A investigação teve início após uma denúncia anônima que apontou o suposto pagamento em dobro do benefício, sem respaldo legal.

De acordo com a Portaria nº 3/2025, assinada pelo promotor Ronaldo José Guerra, da Promotoria de Cabedelo, o caso pode configurar violação aos princípios constitucionais que regem a administração pública, como legalidade, moralidade e eficiência. O documento menciona que, além do adicional de 1/3 de férias, previsto em lei, o contracheque da secretária indicaria o pagamento de férias em dobro — prática sem amparo legal.

A denúncia também sugere que outros servidores ligados à Prefeitura de Lucena estariam recebendo valores indevidos, o que ampliaria o alcance da possível irregularidade.

Como parte das diligências iniciais, Andreia Karla foi notificada e deverá apresentar sua defesa no prazo de dez dias. O inquérito prevê ainda a oitiva de testemunhas, requisição de documentos e outras medidas necessárias para apuração completa dos fatos.

Esposa do prefeito Léo Bandeira, Andreia está à frente da Secretaria de Assistência Social desde o início da atual gestão.

Confira a íntegra do inquérito: