PÃO SALGADO
Especialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos

Professor Vinícius Passos comentou sobre o reflexo da guerra no aumento dos preços dos produtos, da gasolina ao pão

O mundo inteiro está com os olhos voltados para a Europa desde o mês de fevereiro, quando teve início o conflito armado entre Rússia e Ucrânia. Além de vitimar centenas de ucranianos e obrigar milhões a saírem de seu país de origem, a guerra, que não tem previsão de ser cessada, também tem consequências para vários outros lugares do planeta, inclusive a Paraíba.

 

Segundo o professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Vinícius Passos, a invasão de Putin à Ucrânia pode provocar impacto direto na economia brasileira, e, por consequência, na economia paraibana. Para ele, os dois primeiros efeitos diretos no Brasil são: incerteza financeira e inflação em diversos setores.

 

“Com a guerra, aqui no Brasil a gente tem duas situações bastante claras: volatilidade de mercado e aumento dos preços de produtos como petróleo e insumos de agronegócio, que são produzidos na Rússia e importados ao Brasil”, explica o especialista em análise financeira.

 

Na esteira das sanções impostas por países do Ocidente à Rússia, terceiro maior produtor de petróleo do mundo, os preços dos combustíveis no Brasil terão aumento a partir desta sexta-feira (11), com uma alta de 18.8% na gasolina e de 24,9% no diesel.

Além do petróleo, alguns alimentos, como o pão, também devem ter aumento expressivo de preço. Neste caso, o trigo será responsável pela inflação, que pode chegar a 15% em alguns estados do Brasil, ainda de acordo com especialistas. Isso se deve ao fato de a Rússia ser o maior exportador de trigo do mundo e a Ucrânia ocupar o 4º lugar no ranking. Juntos, os dois países respondem por quase 30% das exportações mundiais da commodity. A queda na oferta de trigo no cenário mundial, causada pelas sanções e pelas dificuldades logísticas durante a guerra, resulta em alta nas cotações desse produto no mercado internacional.

Outros alimentos que devem ter aumento em breve são o milho e a soja, esta de forma indireta, por conta da interrupção do fornecimento de fertilizantes agrícolas da Rússia, fator que interfere na produtividade. A depender do tempo que durar o confronto, os preços podem subir ainda mais, com forte impacto nas cotações de vários produtos e de seus derivados em todo o território brasileiro.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>PÃO SALGADO</h6>Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB?PÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 23 de novembro de 2024 Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? <h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB?PÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 22 de novembro de 2024 DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? <h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senadoPÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado <h6>PÃO SALGADO</h6>Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg CardosoPÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso <h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleirasPÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 19 de novembro de 2024 DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras

Está no Hype

Go to Top