Apesar de estar inelegível até 2031, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reafirmou em entrevista à revista Veja, divulgada nesta sexta-feira (1º), que se considera o principal candidato da direita para as eleições presidenciais de 2026.
O ex-presidente descartou outros possíveis nomes da direita, a exemplo de Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Romeu Zema. “Chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, afirmou ele.
Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, após ser acusado de abuso de poder por ter realizado uma reunião com embaixadores em 2022 para criticar, sem evidências, o sistema eleitoral brasileiro.
O ex-presidente tenta na Justiça meios de reverter a decisão e disputar as próximas eleições, alegando perseguição política e injustiça na sentença.
Durante a entrevista, Bolsonaro disse que sua estratégia inclui ações no parlamento e possíveis medidas judiciais no STF. “Eu pretendo disputar 2026. Não tem cabimento a minha inelegibilidade […] São injustiças, uma perseguição”, declarou. Ele ainda destacou estar pronto para os desafios: “Estou preparado para qualquer coisa”.