Ex-procurador-geral que mandou investigar suspeitas do mensalão declara apoio a Lula

Claudio Fonteles, ex-procurador-geral da República (PGR) responsável por determinar as investigações iniciais que resultaram na ação penal do mensalão, gravou um vídeo em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste domingo (2).

“Nossa gente precisa estar sabendo propor coisas sérias, coisas fundamentais. Não fake news, não coisa ruim, coisa arrogante. Não armas. Precisamos da paz”, diz Fonteles em um trecho da gravação na qual declara o voto em Lula e critica o atual governo. “Democracia é o melhor de todos os regimes e que nós nunca, nunca podemos abrir mão desse regime.”

Fonteles foi o primeiro procurador-geral da República indicado ao cargo por Lula, em 2003, e o primeiro a ter sido escolhido a partir de uma lista tríplice votada pelos integrantes da instituição – nesta campanha, o candidato do PT tem evitado se comprometer a manter esse dispositivo, que deixou de ser seguido no governo Jair Bolsonaro (PL).

Dois anos após a aprovação de seu nome pelo Senado, Fonteles foi responsável por determinar a apuração do que havia dito em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo o então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) a respeito do esquema de compra de apoio político no Congresso que ficou conhecido como mensalão.

Seu sucessor na PGR, Antônio Fernando de Souza, também indicado por Lula a partir da lista tríplice do Ministério Público Federal, foi o responsável pela denúncia que levou à condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, de lideranças petistas como José Dirceu e José Genoino, assim como do próprio Jefferson e o também deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP), presidente da sigla pela qual Bolsonaro disputa a reeleição neste ano.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara 6 de setembro de 2024 DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara 5 de setembro de 2024 DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido”; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador 4 de setembro de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido"; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio 3 de setembro de 2024 DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal 2 de setembro de 2024 DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal

Está no Hype

Go to Top