Blog Gutemberg Cardoso

FALTA DE HIGIENE E MAIONESE VENCIDA: Anvisa suspende a venda de produtos da marca Fugini

Todo o estoque da marca de produtor Fugini teve sua venda suspensa pela Anvisa nesta quarta-feira (29), depois que uma fiscalização comprovou falta de higiene na fábrica da marca que fica no interior de SP. Entre as irregularidades, estava uso de produtos vencidos na fabricação de maionese. Deficiência no Controles de pragas e insegurança no controle de matéria prima. Apenas o lote de maionese foi recolhido pela Agência Nacional de Vigilância sanitária.

A marca comercializa, catchup, maionese, molho de tomates e molhes em geral, além de milho verde, ervilha e seleta de legumes.

Boas Práticas de Fabricação

Segundo a Anvisa, as boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária desses produtos.

As práticas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final. Passa também por questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte e documentação, dentre outros.

Outro lado

Pelas redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, afirmou que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados.

“Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais. Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto – SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo”, afirmou a empresa.