O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, viajou, nesta quinta-feira (7), para Nova Delhi, na Índia. Ele vai participar nos próximos sábado e domingo, dias 9 e 10, da 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20. No fim do evento, o Brasil receberá do país anfitrião a presidência do grupo pela primeira vez.
Além do evento, que terá a participação de mais nove países convidados e diversas organizações internacionais chamadas, a expectativa é que o presidente tenha reuniões bilaterais com vários dos líderes mundiais que estarão presentes.
No fim do encontro, o Brasil receberá da Índia a incumbência de presidir o G20 no próximo mandato, que se inicia em 1º de dezembro deste ano e irá até 30 de novembro de 2024. Nesse ciclo, o país deverá organizar mais de 100 reuniões oficiais, que incluem cerca de 20 reuniões ministeriais, 50 reuniões de alto nível e eventos paralelos como seminários.
O ponto alto no período será a próxima Cúpula do G20, programada para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. No programa “Conversa com o Presidente” desta terça-feira, dia 5, Lula comentou sobre os mandatos que o Brasil terá à frente do G20 e outros organismos internacionais.
“Vamos presidir o G20 ano que vem; em 2025, vamos presidir os BRICS e (também em 2025) vamos fazer a COP30, em Belém. São três megaeventos que vão dar ao Brasil uma visibilidade diferente do que ele teve nos últimos anos. O Brasil volta a fazer com que o mundo nos respeite, pela seriedade com que a gente trata as pessoas e a seriedade com que a gente trata a questão do clima”, argumentou.
PROGRAMAÇÃO — No sábado, dia 9, o presidente Lula irá participar de duas reuniões temáticas do G20: o painel “Um Planeta”, que se ocupará de temas como desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas, preservação ambiental e emissões de carbono; o painel “Uma Família”, que irá tratar de temas como crescimento inclusivo, progresso nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), educação, saúde e desenvolvimento liderado por mulheres.
No domingo, dia 10, está prevista a terceira sessão da cúpula, intitulada “Um Futuro”, painel que terá como temas as transformações tecnológicas, a infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e o futuro do trabalho e emprego.
Na sequência da terceira reunião, haverá a cerimônia de transferência da presidência do G20. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, irá falar sobre a presidência da Índia em 2023. O presidente Lula vai encerrar o evento, apresentando os temas e as expectativas para o mandato do Brasil em 2024.
Atualmente, integram o G20:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coréia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- União Europeia