Flávio Bolsonaro diz que seu pai não precisa temer a prisão caso volte para o Brasil
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) contou que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não precisa temer a cadeia, caso retorne ao Brasil. Segundo ele, o ex-capitão só seria preso caso alguém poderoso fizesse isso de forma ilegal. As declarações foram dadas em entrevista ao site Poder360.
“Não temos medo de nada. Ele não cometeu nenhuma ilegalidade, nenhum crime”, destacou Flávio ao ser questionado.
O senado afirmou que estão criando um contexto de censura no País. A afirmação soa como uma indireta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
“Muitos parlamentares têm medo de subir na tribuna e defender o que acreditam pela reação de algumas autoridades do Judiciário de censurar, punir. Isso não é um Estado democrático de direito. Alguma coisa não está normal. Fico impressionado que algumas pessoas acham que vivemos um momento de democracia plena”, comentou o senador.
“Esse contexto gera a narrativa de que Bolsonaro pode ser preso ou se tornar inelegível. Não vai, a não ser que seja a vontade de alguém que tem tinta na caneta para fazer na mão grande, na ilegalidade”, destaca. “As consequências disso, só Deus sabe”.
Flávio ainda conta que, caso Bolsonaro seja preso – de forma ilegal, na sua visão – o político se tornaria um mártir.
“Acho que seria uma burrice [prender Bolsonaro]. Se vão para uma agressão ao Estado democrático de direito tendo como vítima o Jair Bolsonaro vão criar um grande mártir, vitimizar uma pessoa boa, que passou 4 anos sem denúncias de corrupção”, argumenta. “No [governo] Lula, já há 3 ministérios alvo de problemas criminais. Qualquer coisa que fizerem, vão transformar Bolsonaro em uma pessoa muito mais forte. O brasileiro se identifica com quem está sendo vítima de alguma injustiça. Não acredito que isso vá acontecer, nem a prisão, nem a inelegibilidade”.
Flávio nega que Bolsonaro esteja nos EUA para evitar uma prisão. Ele alega que o ex-capitão estaria apenas descansando.
“Acredito que nem ele tem a resposta [de quando voltar]. Ao contrário das narrativas que tentam criar, ele não está se escondendo, fugindo”, argumenta em favor do pai. “[Mas] Fico feliz por tanta gente perguntar quando ele volta, quer dizer que estão com saudade. Torço para que muito em breve ele volte”.