G20: Lula diz que Putin não será preso se vier ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (9) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não vai ser preso caso visite o Brasil. Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra cometidos na Ucrânia. O Brasil é signatário do estatuto que criou a Corte e, portanto, precisa cumprir as ordens expedidas pela instituição.

“Eu posso dizer que, se eu for presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não vai ser preso”, afirmou Lula em entrevista a um canal de notícias da Índia. O presidente está no país asiático para participar da cúpula do G20 — grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

O presidente foi alertado de que o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, que instituiu o Tribunal Penal Internacional, mas disse que Putin só vai ser preso caso haja autorização do governo brasileiro.

“Ninguém vai desrespeitar o Brasil. Se você prender alguém no Brasil sem a autorização do governo, você não vai estar respeitando o Brasil. As pessoas têm que levar a sério o Brasil e a sua independência”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro falou sobre Putin ao ser questionado se espera que o colega russo vá ao Brasil no ano que vem para a cúpula do G20, que deve ser realizada no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo federal comentou que conta com a presença de Putin, que ele será bem-vindo e encontrará um ambiente pacífico.

“Antes da cúpula do G20 [em 2024], vamos ter a cúpula do Brics na Rússia, e eu vou ao Brics. Acredito que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também vai, que o presidente da China, Xi Jinping, também vai. E eu espero que eles venham ao G20”, comentou.

“No Brasil, eles vão sentir um clima de paz. Vão sentir que nós gostamos de música, carnaval e futebol, mas também gostamos de tratar bem as pessoas. Eu acredito que o Putin pode ir tranquilamente ao Brasil”, completou Lula.

Em março deste ano, o TPI emitiu um mandado de prisão do presidente russo. Putin está sendo apontado como responsável por diversos crimes de guerra, como deportação ilegal de crianças, transferência ilícita de pessoas do território ucraniano para a Rússia e danos à infraestrutura civil.

*Com informações do R7

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política

Está no Hype

Go to Top