GENIAL/QUAEST: Primeiros seis meses do Governo Lula atingem 60% de aprovação

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado 60% dos brasileiros. Os dados fazem parte da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16/8). Já os que desaprovam são 35%. Os que não souberam ou não responderam foram 5% .

Os números mostram uma constante melhora na avaliação do governo federal desde abril, mês que registrou a pior aprovação, com 51%, subindo para 56% em junho. A desaprovação, de acordo com estudos, foram respectivamente nos mesmos períodos, de 42% e 40%.

Nos dados segmentados por região, chama a atenção a aprovação do petista na região Sul, que subiu para 59%, uma melhora de 11 pontos percentuais em relação ao levantamento de junho. Os que desaprovaram a gestão na região foram 38%. Apenas 3% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Nas regiões Centro-Oeste/Norte o governo é aprovado por 52% dos entrevistados, contra 39% de críticos. Já no Sudeste a aprovação é de 55%, contra 39% e o Nordeste registrou 72% de aprovação, contra 25% de desaprovação.

Pela primeira vez, os números mostram uma aprovação maior que a desaprovação entre os evangélicos. Metade dos integrantes deste segmento religioso aprova o governo Lula, contra 46%.

A cobertura da imprensa também foi tema no levantamento. Ao serem questionados se têm ouvido mais notícias positivas e negativas sobre o governo federal. 38% alegaram ter visto mais informações positivas, principalmente Bolsa Família de R$ 600 com mais R$ 150 para cada criança; diminuição de preços; e proteção da Amazônia e povos povos indígenas foram as mais citadas.

Já os que afirmam ter ouvido mais informações negativas foram 33%. As piores notícias mais recordadas foram “não faz o que promete e é corrupto”; aumento de impostos; e aumento de preços. Já os que afirmaram não ter ouvido notícias sobre o governo são 29%.

Programas de governo também foram alvos da pesquisa. O Plano Safra de financiamento à agricultura foi apontado como positivo por 79% dos entrevistados, contra 10% que não gostaram e 12% não souberam responder.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top