O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu, nesta terça-feira (14), em audiência, o deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas). Na ocasião, eles debateram a criação de um Porto Seco, na Paraíba, e trataram da gestão das águas da Transposição do Rio São Francisco.
O encontro reuniu o grupo idealizador do Farol de Desenvolvimento da Paraíba, que são voluntários de diversos setores, como indústria, comércio, serviços, agronegócio, turismo, energia renovável, saúde e educação.
Foram apresentadas duas propostas principais. A primeira envolve a criação de um Porto Seco na fronteira da Paraíba com Pernambuco em Caaporã, com o objetivo de atrair mais empresas privadas e promover o desenvolvimento da região. O local vai funcionar como uma área aduaneira para armazenar mercadorias que são importadas ou exportadas.
“O Porto Seco pode armazenar mercadorias advindas do Porto de Cabedelo ou de Suape, em Pernambuco, proporcionando os mesmos benefícios alfandegários. O equipamento alfandegário pode gerar novos negócios na Paraíba”, explicou Mersinho.
A segunda proposta discutida na reunião diz respeito à gestão das águas da transposição do Rio São Francisco em parceria com o Ministério da Integração.
“Essas iniciativas têm como foco impulsionar a geração de empregos, oportunidades e renda para o estado. O vice-presidente Geraldo Alckmin se colocou de prontidão para que possa, junto à Receita, buscar a solução do Porto Seco em Caaporã, bem como também a gestão das águas do São Francisco”, destacou.