O deputado federal Gervásio Maia (PSB) garantiu, nesta terça-feira (6), que não existe ruptura de sua sigla, o PSB, com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Segundo o parlamentar, o partido optou por deixar o bloco de Lira no parlamento para melhorar o posicionamento na Câmara Federal.
A saída do PSB do bloco de Arthur Lira aconteceu após o presidente da Câmara criticar o Governo Lula. No entanto, Gervásio falou que a decisão do partido havia sido tomada antes da fala de Lira.
“Foi uma decisão muito amadurecida e conversada no partido. Quando o deputado entrou na tribuna [para discursar] a gente já tinha protocolado a saída do bloco. Eu já tinha falado com ele [Arthur Lira] sobre a saída. Ele já tinha ciência. Então não faz sentido [decisão pela saída do bloco após discurso de Arthur Lira]”, disse Gervásio Maia.
O deputado também destacou que a opção do PSB vai possibilitar que o partido tenha mais liberdade para decidir os próprios rumos. “Como deixamos o bloco antes da instalação do segundo período legislativo, nós estamos aptos a participar do bloco que quisermos e sem prazo para definir. Vamos sentar com a bancada, conversar com cada um e fazer uma avaliação sobre o desempenho da bancada para preparar a caminhada de 2024. Foi uma estratégia para permitir que a gente pudesse fazer a opção que trouxer melhor posicionamento do partido na Câmara”, concluiu o deputado.