Governador contesta no STF calendário para emendas individuais de deputados na Paraíba

Uma disputa entre o poder executivo e legislativo da Paraíba chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), com o governador João Azevêdo (PSB) contestando alterações nas emendas dos deputados estaduais. Em um movimento que ecoa embates em Brasília, Azevêdo entrou com uma ação questionando mudanças realizadas pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no calendário de execução das emendas parlamentares.

A controvérsia teve origem na lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027), com o veto do governador sendo posteriormente derrubado pelos deputados estaduais. Agora, o caso está nas mãos do STF por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o Governo da Paraíba, a manutenção dos novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. O governador argumenta que os prazos distintos para a execução orçamentária de 2024 descaracterizam o projeto original e usurpam competências da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário.

Na ADI, João Azevêdo solicita uma decisão liminar para suspender a eficácia dos trechos que estabeleceram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Com informações do STF e PB Agora

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Disputa para o Senado na PB: um pré-candidato e muitas dúvidas – Por Gutemberg Cardoso 26 de outubro de 2024 Disputa para o Senado na PB: um pré-candidato e muitas dúvidas - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Teremos virada no segundo turno na PB?; Valdemar defende tese que o congresso dará anistia para Bolsonaro; e Grupo Feliciano não se envolveu na campanha de CG e JP 25 de outubro de 2024 DESTAQUES: Teremos virada no segundo turno na PB?; Valdemar defende tese que o congresso dará anistia para Bolsonaro; e Grupo Feliciano não se envolveu na campanha de CG e JP DESTAQUES: Lula pode presentear a PB com um nome no ministério; Hugo Motta começa a andar pelo Brasil para garantir sua eleição; e Jhony denuncia isenção de imposto em terreno da mãe de Bruno 24 de outubro de 2024 DESTAQUES: Lula pode presentear a PB com um nome no ministério; Hugo Motta começa a andar pelo Brasil para garantir sua eleição; e Jhony denuncia isenção de imposto em terreno da mãe de Bruno DESTAQUES: Em janeiro terá reforma do secretariado de Cícero e João; Passagem de Michelle Bolsonaro por JP decepciona; e em CG, Bruno insiste em lançar Romero como candidato a Governador 23 de outubro de 2024 DESTAQUES: Em janeiro terá reforma do secretariado de Cícero e João; Passagem de Michelle Bolsonaro por JP decepciona; e em CG, Bruno insiste em lançar Romero como candidato a Governador DESTAQUES: Dos seis deputados que Efraim está prevendo, cinco são ligados a Aguinaldo e Daniella Ribeiro; Pastor Sérgio se torna protagonista da campanha; e Galdino em rota de colisão com Efraim  22 de outubro de 2024 DESTAQUES: Dos seis deputados que Efraim está prevendo, cinco são ligados a Aguinaldo e Daniella Ribeiro; Pastor Sérgio se torna protagonista da campanha; e Galdino em rota de colisão com Efraim 

Está no Hype

Go to Top