Governador da Paraíba sanciona lei que institui programa de saúde mental em escolas públicas
A Paraíba vai contar com programa de saúde mental nas unidades escolares públicas estaduais. O programa foi criado por meio de uma lei sancionada nesta quinta-feira (22) pelo governador do estado, João Azevêdo (PSB). O projeto de lei é de autoria do deputado Romualdo (MDB).
De acordo com o texto, o projeto é vinculado á secretaria estadual de educação. Entre os objetivos da ação, está garantir o atendimento junto aos Centros de Atenção Psicossocial e às Unidades Básicas de Saúde (UBS), e aos integrantes da comunidade escolar o acesso à atenção Psicossocial.
Uma outra meta do programa é “informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância e cuidados psicossociais na comunidade escolar e promover atendimento, ações e palestras voltadas à eliminação da violência doméstica e familiar contra a mulher”.
Segundo prevê a lei 12.696, que cria o programa, os atendimentos clínicos e psicológicos serão realizados nos equipamentos de saúde que integram o Sistema Único de Saúde-SUS, de forma presencial ou virtual.