O governador João Azevêdo (PSB) nomeou Francisco Seráphico da Nóbrega Filho como o novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A nomeação, que preenche a vaga destinada ao quinto constitucional do Ministério Público, será oficializada na edição de amanhã (15) do Diário Oficial do Estado (DOE).
A escolha de Seráphico seguiu o critério de votação tanto na lista sêxtupla do Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba, onde ele obteve seis votos, quanto na lista tríplice do TJPB, na qual ele foi o mais votado, com 17 votos. O governador já havia adotado esse procedimento em nomeações anteriores, priorizando o candidato mais votado em ambas as instâncias.
Perfil de Francisco Seráphico:
Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em Direito Processual pela Universidade Potiguar (UNP) e mestrado em Direitos Humanos pela UFPB, Seráphico iniciou sua carreira no Ministério Público em 2003. Atuou como promotor em várias cidades paraibanas, como Patos, Campina Grande, João Pessoa e Mari, entre outras. Em 2017, foi nomeado procurador-geral de Justiça e reconduzido ao cargo em 2019, após liderar a votação na lista tríplice para o biênio 2019-2021.
Durante sua carreira, Francisco Seráphico também atuou em diversas funções dentro do Ministério Público, como promotor convocado junto à Procuradoria de Justiça, secretário-geral, e secretário de Planejamento e Gestão. Além disso, integrou a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp) e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), e presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) no biênio 2013-2015.