Blog Gutemberg Cardoso

Governo divulga gabarito oficial preliminar do CNU

O gabarito do chamado “Enem dos Concursos” vai ser divulgado nesta terça-feira (20/08). As respostas preliminares das provas objetivas podem ser conferidas na página do candidato, no site do Concurso Nacional Unificado (CNU). 

O prazo de recurso começa também nesta terça e vai até quarta-feira (21/08). Nessa fase, os mais de 970 mil candidatos podem consultar resultados e apontar possíveis erros.

Já o cartão-resposta dos candidatos vai ser divulgado em 10 de setembro. E as notas finais das provas objetivas e da preliminar da discursiva saem em 8 de outubro. O resultado definitivo está previsto para 21 de novembro.

A convocação para posse e cursos de formação começa em janeiro do ano que vem. O CNU oferece mais de 6 mil e 600 vagas em 21 órgãos federais.

Após a prova no último domingo, cerca de 500 candidatos foram eliminados por descumprirem o edital. São pessoas, por exemplo, que saíram do local de prova levando o caderno de questões ou candidatos que não completaram o cartão de respostas.

Como o concurso tinha vários tipos de prova, na hora de preencher o cartão-resposta, o candidato tinha de escrever uma frase, como “cinco minutos” ou “sonho setenta”, e informar o tipo de gabarito, se 1 ou 2.

Em um primeiro momento, houve uma dúvida sobre a obrigatoriedade de os candidatos colocarem essas informações no cartão; e se isso implicaria eliminação. Alguns candidatos, inclusive, contaram, nas redes sociais, que não preencherem os dados e temiam ser excluídos.

Os quase 1 milhão de candidatos que fizeram o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no último domingo (18) já podem conferir os gabaritos preliminares das provas objetivas dos oito blocos temáticos. O material foi disponibilizado nesta terça-feira (20), na área do candidato, no site do CNPU.

Em nota, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que, com a divulgação, os candidatos têm até esta quarta-feira (21) para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas ou aos gabaritos divulgados.

Os recursos, segundo a pasta, devem ser enviados em campo específico na área do candidato. Não serão aceitos recursos via postal, via correio eletrônico, via fax ou fora do prazo.

Os cadernos de provas foram disponibilizados na noite do domingo (18). A imagem do cartão-resposta será disponibilizada no dia 10 de setembro. Já as notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva serão divulgadas em 8 de outubro.

A divulgação do resultado definitivo da seleção, conforme cronograma divulgado pelo ministério, está prevista para 21 de novembro e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação deve começar em janeiro de 2025.