Governo Federal cria Observatório para monitorar violência contra jornalistas

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino, criou, nesta sexta-feira (17), o “Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais” com o objetivo de monitorar casos de violência contra profissionais de imprensa.

O observatório terá um banco de dados com indicadores sobre atos de violência contra jornalistas e comunicadores sociais.

A portaria assinada pelo ministro Flávio Dino também diz que apoiará as investigações nesses casos.

A Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) será responsável pelo observatório e deverá sugerir a adoção de políticas públicas voltadas à garantia das funções dos jornalistas, em articulação com as demais áreas competentes.

Em 2022, o número de ataques à categoria e a veículos de imprensa chegou a 376, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi apontado como responsável por 104 casos (27,66% do total). Os dados são da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top