Um levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso aponta quem são os pré-candidatos favoritos nas cidades da região da Serra do Teixeira, localizada no Sertão Paraibano.
O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o início deste mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.
Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças.
Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.
Lembrando que as cidades da região da Serra de Teixeira são 11, sendo, respectivamente, Água Branca, Cacimbas, Desterro, Imaculada, Juru, Manaíra, Maturéia, Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares e Teixeira.
Logo, são esses os pré-candidatos que lideram o levantamento:
Água Branca (Marluce Veras)
Uma enquete promovida pelo Blog do Jordan Bezerra apontou quem é o favorito entres os dois principais candidatos a prefeito de Água Branca, nas eleições deste ano de 2024.
Os protagonistas da disputa são Marluce Veras e Beroaldo Gomes. Os resultados mostraram uma maior quantia de votos para Marluce Veras, com 55% dos votos da enquete, enquanto Beroaldo Gomes obteve 45% da preferência dos participantes.
A professora e vereadora Marluce Veras é o nome escolhido pelo prefeito Tom (Republicanos), para disputar a prefeitura da cidade.
Tom está em seu segundo mandato e por isso, não podendo disputar as eleições, escolheu o nome de Marluce que terá como vice, Dr Zezinho (MDB).
Por sua vez, a oposição tem o vice-prefeito, Beroaldo Gomes, que rompeu com o atual prefeito e irá concorrer a cadeira do gestor.
Cacimbas (Nilton de Almeida)
Em busca da reeleição, o atual prefeito Nilton de Almeida larga na frente. Ele é o candidato natural do grupo de situação, que enxerga nele um bom nome para continuar o projeto político do PSDB na cidade.
Do outro lado, em busca de alianças para desbancar o favoritismo do prefeito, o candidato Geraldo Terto, do PSB, entra na disputa apadrinhado por João Azevêdo. A disputa na cidade promete e pode ser uma das mais acirradas da Paraíba.
Desterro (Tiago Simões)
Os irmãos Odilon Simões dos Santos e Tiago Simões dos Santos vão fazer um duelo atípico pela Prefeitura Municipal de Desterro, no sertão paraibano. Mesmo sendo irmãos, atualmente seus posicionamentos políticos divergem e ambos estão disputando o cargo executivo de Desterro em palanques separados.
Com o nome cotado para disputar a prefeitura de Desterro pela oposição, Odilon é atualmente vice-prefeito, eleito em 2020 junto a Valtecio de Almeida Justo, mais conhecido como Sinhô Almeida.
Rompidos politicamente, Odilon deve disputar a cargo de prefeito do município sem o apoio do companheiro de urna no pleito municipal anterior.
Já Sinhô escolheu Tiago como seu sucessor em 2024. Ele espera que Desterro siga sendo governada por seu grupo político, como é de natural desejo de cada gestor.
Imaculada (Aldo Lustosa)
A disputa será definida entre dois nomes. O candidato da situação, Aldo Lustosa, conhecido como Dadá, do PSD, e o nome da oposição, Alan do Povo, do MDB.
Em enquete do Blog do Jordan Bezerra, Dada Lustosa ficou com 70% dos votos e venceria o pleito para prefeito de Imaculada caso as eleições fossem hoje, na opinião dos internautas. Já o pré-candidato Alan da Palmeira ficou com 30% dos votos, ficando em segundo lugar no levantamento.
Juru (Solange Félix)
Em enquete do Blog do Jordan Bezerra, Solange Félix lidera com 53% dos votos, enquanto Luiz Galvão obteve 47% da preferência dos participantes.
Solange Félix já definiu que a atual vice-prefeita, Maria de Jesus, deve formar a sua chapa à reeleição. Ele terá o apoio do PSB, União Brasil e Podemos.
Luiz Galvão, por sua vez, é o candidato do Republicanos. Ele já atuou como prefeito de Juru e sua oficialização como candidato marca um momento importante para o partido na região.
Manaíra (Dr. Messias Simão)
Messias Simão lançou sua candidatura repetindo sua chapa vitoriosa de 2020 com Ramayara Pereira, esposa do ex-prefeito Zé Sousa, como vice prefeita. Segundos informações de bastidores, ele conta com forte apoio político, o que pode ser decisivo para o resultado final nas eleições.
Além dele, outros 2 candidatos se articularam para disputa municipal de 2024. O ex-prefeito Nel e o ex-vereador Tiago Rabêlo. Os dois já estão com chapas registradas, mas a expectativa é que ambos unam força para desbancar o favoritismo do atual prefeito da cidade.
Maturéia (Leandro Laia)
O Blog do Jordan Bezerra lançou uma enquete onde considerou os dois nomes mais citados por eleitores de Matureia. De um lado tem o pré-candidato Leandro Laia. Do outro, está o pré-candidato Israel Firmino.
Conforme a pesquisa, Leandro Laia ficou com 73% dos votos e venceria o pleito para prefeito de Maturéia caso as eleições fossem hoje, na opinião dos internautas. Já o pré-candidato Israel Firmino ficou com 27% dos votos, ficando em segundo lugar na enquete.
Laia conta com o apoio de Hugo Motta e Israel com o de Efraim Filho. Ambos são nomes fortes e podem ser decisivos na escolha de votos na cidade.
Princesa Isabel (Rúbia Matuto)
Em recente enquete realizada pelo Portal Política Cariri, Rubia Matuto, candidata oposicionista, aparece na frente com 47% das intenções de voto. Garrancho, candidato apoiado pelo atual prefeito Ricardo Pereira, obteve 26% dos votos, entre os participantes.
Rubia Matuto possui experiência na secretaria de finanças do município de São José de Princesa e tem se apresentado como uma alternativa ao atual grupo político, conquistando adesões significativas ao seu projeto político para as eleições de 2024 em Princesa Isabel.
Garrancho, que é presidente da câmara municipal e empresário, é um nome forte na disputa e conta com o apoio do prefeito Ricardo Pereira, que possui influência política na região
São José de Princesa (Juliano Matuto)
O partido Republicanos oficializou os nomes de Juliano e Júnior Matuto como candidatos a prefeito e vice-prefeito de São José de Princesa. Com o apoio de lideranças políticas e a candidata a prefeita de Princesa Isabel Rúbia Matuto, os dois disparam na frente da corrida eleitoral.
Do lado da oposição, Rialtoam Araújo e Luis Rinaldo, formam a chapa pura sangue do PT. Ao lado deles estão a Federação Brasil da Esperança, formada PCdoB, PV e próprio Partido dos Trabalhadores.
Tavares (Coco de Odálio)
O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa IMAPE disponibilizam um levantamento no município de Tavares. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.82%
A influência do primeiro mandato do Prefeito, está trazendo nesse momento, a liderança da intenção de votos para Coco de Odálio, que aparece com bons números ao atingir 50,3%. O ex-prefeito Ailton Suassuna é o segundo colocado atingindo 36,5% dos votos.
O prefeito Coco de Odálio (PSB) ingressou na política em 2012, se candidatando pela primeira vez como vice-prefeito na chapa encabeçada por Zezito da Madereira.
Após se colocar como candidato a Prefeito em 2016, sendo derrotado em uma disputa apertada contra o prefeito Ailton Suassuna, Odálio se uniu a Suassuna e foi eleito com quase 70% dos votos, em um embate contra o Vice-Prefeito Luiz Poeta.
O seu adversário no processo de reeleição, será o próprio Ailton (Republicanos), que comandou a cidade entre 2013 e 2020 e rompeu politicamente com o Prefeito, no começo deste ano.
Teixeira (Wenceslau Marques)
Os bastidores para as eleições municipais de 2024 em Teixeira está ficando cada vez mais quente. A cidade pode vivenciar mais uma disputa bastante acirrada.
Nos bastidores, as articulações, as buscas por fortalecimentos, partidos e lideranças estão a todo vapor. O atual prefeito, Wenceslau Marques, e seu vice, Jarbas de Oliveira, vão repetir a dobradinha e disputar a reeleição.
Como apoio, eles devem contar com o governador João Azevêdo. No mês de abril deste ano, Wenceslau anunciou sua filiação ao PSB, com o objetivo de fortalecer sua força e influência no Sertão.
A oposição anunciou o ex-prefeito Edmilson dos Reis (Nego de Guri), que comandou a cidade entre 2013 e 2020. Ele possui uma grande parcela de apoiadores na cidade, e seu currículo político pode ser decisivo na escolha dos eleitores de Teixeira.
Confira também:
- Favoritos nas cidades da região de Campina Grande
- Favoritos nas cidades da região de Catolé do Rocha
- Favoritos nas cidades da região de Patos
- Favoritos nas cidades da região de Piancó
- Favoritos nas cidades da região do Brejo paraibano
- Favoritos nas cidades da região de Itabaiana
- Favoritos nas cidades do Litoral Sul
- Favoritos nas cidades do Litoral Norte