Blog Gutemberg Cardoso

GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades da região de Campina Grande

Um levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso aponta quem são os pré-candidatos favoritos nas cidades da região de Campina Grande, no Agreste Paraibano.

O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o início deste mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.

Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças.

Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.

Lembrando que as cidades da região de Campina Grande são 8, sendo, respectivamente, Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba, Puxinanã, Queimadas e Serra Redonda.

Logo, são esses os pré-candidatos que lideram o levantamento:

Boa Vista (Fernando Aires)

A pré-candidatura do vereador Fernando Aires a prefeito de Boa Vista vem reunindo aliados, integrantes dos partidos União Brasil e Republicanos, o ex-prefeito Edvan Leite, o atual vice Dr. Clériston Diniz (União) e o atual chefe do executivo do município, André Gomes, que exerce o segundo mandato.

Fernando, que é presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, foi apresentado como nome de consenso pelo grupo. Ele terá o apoio do deputado estadual George Morais e seu irmão, o senador Efraim Morais, ambos do União Brasil, e o deputado estadual Wilson Filho, do Republicanos.

A oposição, por sua vez, definiu o nome do empresário, Carlinhos Jovem, como pré-candidato a vice-prefeito na chapa que será encabeçada pelo pré-candidato a prefeito, Edmar Leite. A chapa é puro sangue do PSB, tendo em vista que ambos fazem parte dos quadros do partido.

Campina Grande (Bruno Cunha Lima)

Após a novela envolvendo a candidatura de Romero que nunca saiu, o atual prefeito, Bruno Cunha Lima, aparece como o grande favorito para vencer o pleito municipal de Outubro. Segundo pesquisa do Fonte 83, o gestor lidera com 32,3% das intenções de voto.

Em segundo lugar, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), com 13,9% das indicações de voto dos entrevistados.

Na terceira colocação, o ex-secretário de Estado da Saúde, Jonhy Bezerra (PSB), com 12,1% das indicações de votos no município de Campina Grande.

Na quarta posição, o ex-secretário executivo de Inovação do Estado, André Ribeiro (PDT), com 3% e na quinta posição, a ex-secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas (PSD), com 2%.

O cenário, de momento, é este. A oposição, liderada por João Azevêdo, tenta fortalecer a candidatura de Jhony para levá-lo ao segundo turno e, assim, criar uma frente ampla de partidos de esquerda.

Lagoa Seca (Michelle Ribeiro)

Após a prefeita Dalva Lucena desistir da reeleição, a recém lançada candidata à prefeita de Lagoa Seca, secretária de Assistência Social, Michelle Ribeiro (PSDB), larga na corrida pela Prefeitura do município com 61,1%, das intenções de voto, conforme pesquisa estimulada realizada pela Opinião, divulgada pelo Portal MaisPB.

O vereador Dr. Iacome Jácome (PSD), da oposição, aparece em segundo lugar, com 17,1% da preferência do eleitorado de Lagoa Seca. Empresário e ex-candidato a prefeito, Diego do Veleiro (Solidariedade), é o terceiro, com 3,4%.

Dalva Lucena justificou sua saída da disputa por conta de questões pessoais, como a saúde de seu esposo, o ex-prefeito Edvardo Herculano de Lima.

Massaranduba (João Costa)

A eleição em Massaranduba reflete a polarização política que vive o país, onde os eleitores estão divididos entre a continuidade do grupo do atual prefeito, Paulo Oliveira, e a busca por uma mudança representada pela oposição, representada por João Costa.

Valem lembrar que o atual prefeito, Paulo Oliveira, enfrentou um revés em 2022 quando seu mandato foi cassado em decorrência de uma decisão procedente de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

Esse fato pode influenciar os eleitores da cidade, contribuindo para uma maior adesão ao pré-candidato da oposição, João Costa.

Com o cenário político ainda indefinido, resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos e das campanhas eleitorais para ver como a população de Massaranduba se manifestará nas urnas em 2024.

Puxinanã (Eleuza Barbosa)

Em enquete realizada pelo site “Super Eleição”, os números apontaram para uma disputa acirrada entre Eleuza Barbosa e Dra. Mara, demonstrando o clima de expectativa e engajamento político na cidade.

Eleuza conquistou a preferência de 46,16% dos votantes, enquanto Dra. Mara ficou logo atrás com 45,20% dos votos.

Eleuza tem longa trajetória no grupo político de Felipe Coutinho e há anos compõe a Secretaria de Educação do município, sendo, portanto, uma pessoa da inteira confiança do atual prefeito, que o representará nas urnas nas eleições municipais de 2024.

Dr. Mara, por sua vez, representa alternativas e mudanças na administração local, evidenciando a insatisfação de parte da população com a atual gestão.

Queimadas (Delusia Barros)

O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, definiu os nomes que vão representar o projeto da situação, nas eleições desse ano. O nome da empresária, Delusia Barros, foi o nome escolhido como pré-candidata a prefeita (Republicanos).

O nome do pré-candidato a vice-prefeito é o do empresário Minho (Republicanos). O grupo situacionista conta com o apoio de Hugo Motta, Adriano Galdino, lideranças políticas do município e pré-candidatos a vereador. Segundo informações de bastidores, os situacionistas devem vencer com certa folga o pleito municipal em Queimadas.

Serra Redonda (Chicão Bernardo)

Uma enquete realizada pelo Política Cariri sobre as eleições 2024 na cidade de Serra Redonda revelou dados a favor do prefeito Chicão Bernardo. A pesquisa mostrou que a atual gestão do prefeito Chicão conta com expressivo apoio de 63% dos respondentes.

A preferência dos internautas participantes pelo atual prefeito reflete o bom momento vivido por sua administração. Em 2023, o prefeito obteve uma importante conquista ao assegurar mais de 3 milhões de reais em recursos, por intermédio do Senador Veneziano Vital. Esses recursos prometem impulsionar diversas ações em Serra Redonda, o que pode estar contribuindo para o alto índice de apoio à sua candidatura nas próximas eleições.

À medida que as eleições se aproximam, os candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas e convencer os eleitores. O apoio recebido pelo grupo de situação na enquete demonstra a importância do trabalho realizado durante seu mandato e o peso da aprovação popular, fatores que certamente contribuirão para a definição do futuro político da cidade.

Fagundes 

A atual prefeita Magna Risucci (MDB) está cumprindo seu segundo mandato e não pode mais se reeleger. Ela ainda não escolheu seus nomes para disputa, e tem evitado, por hora, comentar sobre o pleito. Apesar disso, o candidato escolhido de Magna terá um bom leque de apoios na majoritária. Além de Venê, Magna pode contar com o apoio de Efraim Filho, Pedro Cunha Lima e outros nomes do ninho tucano.

Do lado da oposição, existe a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal de Fagundes, Elizeu Felipe (PRD). Ao seu lado estão os deputados estaduais Sargento Neto (PL) e George Morais (União Brasil).

Outro nome é o ex-prefeito Zé Pedro, que esteve disputando a última eleição municipal. Zé Pedro já foi filiado ao PSB, em 2020 estava no Cidadania, e agora migrou para o Republicanos, partido do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, seu aliado político. Ele pode contar com o apoio do ex-prefeito Gilberto Dantas, que vai indicar o vice na chapa. Um fato curioso é que Gilberto é ex-marido da atual prefeita do município, Magna Dantas, e foi o principal cabo eleitoral dela nas últimas eleições.

Ademais, um outro nome que aparece na oposição da cidade, é o de Júnior Maranhão, empresário de sucesso, que é sempre lembrado no tabuleiro político. Ele é o pré-candidato a prefeito pelo PSB, partido do governador João Azevêdo. Como pré-candidato a vice de sua chapa, Júnior tem Ricardo Martins, ex-candidato a prefeito na eleição de 2020, que conseguiu a segunda maior votação da eleição.

Confira também: