Blog Gutemberg Cardoso

GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades da região de Sapé

Um levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso aponta quem são os pré-candidatos favoritos nas cidades da região de Sapé, localizada na zona da Mata Paraibana.

O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o início deste mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.

Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças.

Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.

Lembrando que as cidades da região de Sapé são 9, sendo, respectivamente, Cruz do Espírito Santo, Juripiranga, Mari, Pilar, Riachão do Poço, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.

Logo, são esses os pré-candidatos que lideram o levantamento:

Cruz do Espírito Santo (Aliny Povão)

Aliny povão e a vice-prefeita, Socorro Fernandes, são favoritas para vencer mais um pleito municipal em Cruz do Espírito Santo. O seu grupo político conta com o apoio do União Brasil, PT, PSB e Republicanos.

A gestão da prefeita é conhecida por sua popularidade no município. Nas redes sociais, Aliny continua a consolidar sua liderança e tem demonstrado confiança na vitória.

Pela oposição, o principal nome é o ex-vereador Jackson Peixoto. Ele foi segundo colocado nas últimas eleições para prefeito e será o candidato do MDB nas eleições de 2024.

Juripiranga (Tom Maroja)

A preço de hoje, dois nomes surgem como possíveis pré-candidatos ao cargo: o atual prefeito Tom Maroja (PSDB) e o ex-prefeito da cidade, Dr. Paulo Dália (PSB).

Em enquete do Polêmica Paraíba, os números foram praticamente iguais, com uma ligeira vantagem para o atual prefeito Tom Majora. Ele obteve 50,63% dos votos, contra 49,37% de Dr. Paulo Dália.

Maroja exerce seu terceiro mandato à frente da gestão municipal, tendo sido eleito em 2004, reeleito em 2008 e novamente eleito em 2020.

Mari (Lucinha da Saúde)

Em Mari, o prefeito Antônio Gomes não pode mais disputar a reeleição e decidiu lançar a candidatura de Lucinha da Saúde. Em abril deste ano, buscando consolidar uma forte parceria com o governador João Azevêdo, ela deixou o MDB e se filiou ao PSB. Com isso, ele terá a “máquina” do Chefe do Executivo Estadual ao seu lado.

Pelo lado da oposição, um grupo denominado “A Nova Via” reúne diversos líderes políticos, visando desafiar o favoritismo da pré-candidata situacionista.

A coalizão reúne o professor Erivan Sabino, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), Karina Melo, ex-vice prefeita e atual presidente do Republicanos, Clécio Souza, presidente do Solidariedade, e Emanuelle Chaves (sem partido), cuja independência política tem chamado a atenção de diversos setores da sociedade mariense. Em breve, a chapa do grupo será anunciada na majoritária.

Pilar (Patrícia Farias)

Patrícia Farias é o nome escolhido pelo atual prefeito, Benício Neto. Ela terá ao seu lado a força política de seu antecessor e do governador João Azevêdo. Para analistas políticos da região, isso já é mais do que o suficiente para fazer ela vencer as eleições 2024.

No grupo oposicionista, o principal nome é o de Clodoaldo Beltrão, ex-prefeito da cidade de São Miguel de Taipu. Sua gestão na cidade vizinha foi marcada por uma grande aprovação da população, e agora ele pretende trazer sua experiência e trabalho para novos desafios.

Riachão do Poço (Marcelo Ferreira)

O vereador de Riachão do Poço, Marcelo Ferreira, é o candidato a prefeito do município, com o apoio da atual prefeita, Cilinha Dias. Ela tem se mantido na liderança partidária vencendo todas as eleições que concorreu. Inclusive, Cilinha está em seu terceiro mandato de prefeita.

Já pela oposição, Cida de Jeová é a pré-candidata. Cida é esposa do atual vereador Jeová Ferreira, que foi o primeiro prefeito de Riachão do Poço, sendo Cilinha cria política dele. Segundo Jeová, Cida vai para o embate mais forte, pois somaram ao projeto dela o atual vice-prefeito Antônio Paulino e dois vereadores. Ela também conta com o apoio do governador João Azevedo, deputado federal Marsinho Lucena e do deputado estadual Felipe Leitão.

São José dos Ramos (Matheus Amorim)

Confiante na vitória, Matheus Amorim vai para reeleição ao lado do seu atual vice-prefeito, Valdemir Costa. Ele acredita nas entregas da gestão que vem mudando a realidade do município. Em 2023, ele deixou o PDT para o PSB do governador João Azevêdo. Seu nome é uma das apostas do partido na Paraíba.

São Miguel de Taipu (Laelson Albuquerque)

O atual prefeito Laelson aparece como o grande favorito para disputar as eleições municipais. Segundo informações de bastidores, ele formou articulações políticas capazes de levá-lo a mais uma vitória política. O seu adversário, o advogado Felipe tenta se firmar na majoritária buscando apoios e a força da população. Os próximos meses serão decisivos para ambos os lados.

Sapé (Major Sidnei)

Major Sidnei parece caminhar a passos largos para sua reeleição. Ele possui um relevante favoritismo contra o então Presidente da Câmara Municipal e sobrinho do ex-Prefeito Roberto Feliciano, Luizinho Limeira.

Luizinho é um dos cotados como nomes da oposição para a eleição de outubro, ao lado do ex-Prefeito José Feliciano, o suplente de Deputado Estadual Juscelino do Peixe, Professor Miguel e o empresário Alan da Madereira.

Recentemente, Major Sidnei saiu do PSB e foi para Republicanos, do deputado federal Hugo Motta. Ele ingressou na polícia em 1996 e estava atuando no cargo de comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar em Sapé, quando concorreu ao seu primeiro cargo público no pleito de 2020.

Sobrado (Léo Martins)

A disputa pela prefeitura de Sobrado promete ser uma das mais acirradas da Paraíba. Isso porque, três nomes já se apresentam como pré-candidatos: o atual prefeito Léo, o filho ex-prefeito George Coelho, Guilherme Coelho, e a filha da ex-prefeita Célia Melo, Raquel Melo.

Segundo pesquisas internas, o pleito vem polarizando entre apenas duas pré-candidaturas: Léo e Raquel Melo. O atual gestor vem liderando, com a filha da ex-prefeita Célia, logo atrás, na cola do prefeito.

Guilherme Coelho, por sua vez, ainda é um nome novo, que assumiu a responsabilidade após George Coelho abandonar a disputa. Portanto, ele ainda tem margem para crescer e disputar a liderança da disputa nas próximas semanas. Sua campanha política será determinante para o resultado final.

Confira também: