GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades da microrregião de Itabaiana

Um levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso aponta quem são os pré-candidatos favoritos nas cidades da microrregião de Itabaiana, no Agreste Paraibano.

O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.

Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças.

Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.

Lembrando que as cidades da microrregião de Itabaiana são nove, sendo, respectivamente, Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Mogeiro, Riachão do Bacamarte e Salgado de São Félix.

Logo, são esses os pré-candidatos que lideram o levantamento:

Caldas Brandão (Fábio Rolim)

Fábio Rolim, do MDB, aparece como grande favorito para o pleito municipal de 2024. Em 2020, ele teve 48,81% dos votos. Foram 2.063 votos no total. O candidato derrotou Isac Severo, que ficou em segundo lugar com 29,55% (1.249 votos). O seu vice deverá ser Zé Duca, também do MDB. Em outubro, ele buscará a reeleição, ao lado do senador Veneziano Vital do Rêgo, líder estadual do seu partido.

Gurinhém (Tarcísio Paiva)

O prefeito de Gurinhém, Tarcísio Saulo de Paiva, está em uma rotina intensa de sua pré-candidatura. Para muitos analistas políticos, ele pode ser reeleito em outubro, embora seja esperada uma eleição apertada. Em 2020, ele obteve 4.871 votos (53,69%), vencendo Claudio Madruga por 3.161 votos (34,84%).

Os outros possíveis pré-candidatos a prefeito, do grupo oposicionista, são o ex-vereador Fabiano Cavalcanti, o mecânico Guel, que disputou as eleições passadas e obteve 1.040 votos, Caio, ex-vereador, e filho do ex-vice-prefeito Laninho, e Tiago Freire, filho do ex-prefeito Claudino César Freire.

Ingá (Jan de Manoel da Lenha)

Pesquisa do Instituto Datavox, divulgada pelo portal PB Agora, na modalidade espontânea, àquela em que o entrevistado diz o primeiro nome que vem à cabeça, apontou que o pré-candidato Jan de Manoel da Lenha está na liderança da disputa eleitoral na cidade de Ingá, com 28% das intenções de voto.

Nessa modalidade, o pré-candidato Nego do Transporte aparece com 13,8%, seguido de Júnior Doutorzinho, que figura com 10,8%. Já Robério Burity foi citado por 2% dos entrevistados.

No entanto, apesar dessa pesquisa, é aguardada uma eleição apertada, conforme jornalistas que cobrem a região. A oposição possui fortes articulações políticas e pode acabar surpreendendo.

Itabaiana (Cláudio Neto)

O vice-prefeito de Itabaiana, Cláudio Neto (Republicanos), lidera com 44,6%, as intenções de votos para sucessão no município. É o que mostra levantamento realizado pela Opinião Pesquisas Socias, divulgado pelo Portal MaisPB e Programa Hora H, na Rede Mais Rádios.

Na pesquisa estimulada, quando são sugeridos os nomes dos postulantes à sucessão municipal, José Sinval (MDB), candidato da oposição, aparece com 28,6% da preferência do eleitorado de Itabaiana.

Itatuba (Josmar Lacerda)

Uma enquete realizada pelo Política Cariri trouxe à tona as expectativas para as eleições municipais de 2024. Com a disputa entre o atual prefeito Josmar Lacerda, que buscará a reeleição, e o candidato da oposição Aron Andrade, ex-prefeito em busca de recuperar a liderança política, a cidade se viu dividida em opiniões.

Na enquete, Josmar levou a melhor com 54%, enquanto Aron Andrade obteve 27%. Uma parcela de 19% dos participantes optou por não opinar, mostrando uma certa indecisão ou neutralidade perante os candidatos.

O embate em Itatuba ganha ainda mais relevância pelo fato de ser uma disputa entre tio e sobrinho. Josmar Lacerda enfrentará seu sobrinho Aron Andrade, que já ocupou o cargo de prefeito no município e também se candidatou ao cargo de deputado estadual pelo Republicanos.

Juarez Távora (Wilson Evangelista)

Segundo informações de jornalistas da região, Wilson Evangelista deve concorrer e vencer o pleito municipal de outubro. O governador João Azevêdo e seus aliados estarão ao lado do prefeito.

Na disputa de 2020, Wilson obteve 2.979 (47,97%) votos válidos. Em segundo, apareceu Neto Feitosa com 2.894 votos (46,60%). Para este ano é esperada uma eleição mais “folgada”, sem sustos para o atual prefeito da cidade.

Mogeiro (Antônio Ferreira)

Em Mogeiro, no Agreste Paraibano, o atual prefeito, Antônio Ferreira, vai em busca da reeleição. Em 2020, ele foi eleito com 55,94% dos votos, cerca de 4.632 eleitores, segundo apuração do TRE-PB.

O candidato derrotou Didi, que ficou em segundo lugar com 44,06% (3.649 votos). Nas redes sociais, Antônio Ferreira já aparece em clima de pré-campanha, concedendo entrevistas e mostrando os feitos de sua gestão à frente do município. A expectativa e projeções é que ele consiga um novo mandato à frente da Prefeitura.

A oposição, por sua vez, estará no pleito municipal com dois candidatos, o ex-prefeito Alberto Ferreira e a ex-prefeita Didi (Margarida Gomes). Eles já anunciaram, em conjunto, a formação da chapa para disputa. O primeiro sairá como prefeito e a segunda como vice, respectivamente.

Riachão do Bacamarte (José de Arimatea)

O prefeito José de Arimateia da Silva, Ari, estará disputando a eleição com a “máquina” do governador João Azevêdo. Além disso, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) é um grande aliado do gestor municipal. Na última eleição, ele venceu com 1.862 votos (51,61%), ficando na frente de Gordo Amaral que teve 1.746 votos (48,39%). Uma disputa que, na ocasião, foi bastante apertada.

Salgado de São Félix (Dr. Joni)

Com o apoio do Republicanos, de Hugo Motta, e do Avante, de Vitor Hugo, o prefeito Dr. Joni aparece com certo prestígio na disputa municipal. Em 2020, ele conseguiu 4.230 votos (54,09%), ficando na frente de Adaurio Almeida com 3.591 votos (45,91%). Para o atual pleito, ele é apontado, segundo informações de bastidores, como o favorito para ficar mais quatro anos comandando a região de Salgado de São Félix.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo – Por Gutemberg Cardoso 20 de julho de 2024 Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo

Está no Hype

Go to Top