Levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso com as enquetes eleitorais mais recentes mostra que 8 pré-candidatos largaram na frente na corrida para conseguir vencer a disputa municipal nas cidades do Brejo paraibano.
O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.
Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças.
Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.
Lembrando que as cidades da microrregião do Brejo paraibano são oito, sendo, respectivamente, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Borborema, Matinhas, Pilões e Serraria.
Logo, são esses os pré-candidatos que lideram o levantamento:
Alagoa Grande (Bosco Neto)
De acordo com levantamento do Polêmica Paraíba, são três os possíveis pré-candidatos (as) apontados na disputa pela cadeira do gestor municipal, hoje sob o comando do prefeito Sobrinho (PP), que está em seu segundo mandato e irá apoiar a candidatura de Fernando de Fortunato
Do lado de oposição tem Bosco Neto e Manoela Carneiro que já disputou eleições outras vezes, e é irmã do deputado Bosco Carneiro.
Após o encerramento da enquete, os números mostraram que Bosco Neto é o favorito, com 62,65 % dos votos, seguido de Fernando Fortunato com 33,62% e Maluela Carneiro teve 2.73%.
Alagoa Nova (Francinildo Pimentel)
Em enquete do Política Cariri, o atual prefeito Francinildo Pimentel aparece como favorito na corrida eleitoral. A sondagem, que contou com a participação de 516 internautas, mostrou que Pimentel obteve 56% das intenções de voto, enquanto sua adversária, Aninha Silva, alcançou 25%. No entanto, um significativo 19% dos participantes preferiu não opinar sobre a disputa.
O levantamento destaca a força de Francinildo Pimentel na busca pela reeleição. Se considerarmos apenas os votos válidos, excluindo os que preferiram não opinar, Francinildo lidera com 69,5% contra 30,5% de Aninha Silva. Este cenário coloca o atual prefeito em uma posição confortável, evidenciando sua popularidade e a aprovação de sua gestão.
Areia (João Francisco)
A atual prefeita, Silvia Cunha Lima, relatou que não vai disputar a reeleição na cidade, após decisão de seu grupo político. O nome para sucessão será selecionado dentre quatro secretários municipais: Nielson Albuquerque (Educação), Nielson Chagas (Controladoria), Neto da Cereal (Meio Ambiente) e Fabiana Cabral (Infraestrutura), todos eles integrantes da atual gestão.
Com a decisão de Silvia Cunha Lima, o ex-prefeito João Francisco ganha força na disputa. Ele é apontado como um dos nomes mais fortes na oposição. João conquistou uma votação expressiva e uma vitória significativa ao disputar as eleições de 2016 ao lado de Marília Perazzo, mãe do ex-prefeito Dr. Elsinho.
Bananeiras (Matheus Bezerra)
Segundo levantamento do Polêmica Paraíba, já são quatro os possíveis pré-candidatos apontados na disputa pela cadeira do gestor municipal, hoje sob o comando do prefeito Matheus Bezerra, que irá concorrer à reeleição. Recentemente, Matheus trocou o MDB pelo PSB do governador João Azevêdo, ganhando um importante apoio para as próximas eleições.
Após o encerramento da enquete, Matheus Bezerra ficou com 50.83 % dos votos, Guga Aragão teve 23.33%, seguido de Ana Virginia, com 18.59%. Por fim, Marta Ramalho teve 7.24 %.
Borborema (José Amancio)
A atual prefeita Gilene Cândido não pode mais se reeleger, porém, já anunciou a imprensa que o vice prefeito José Amancio será seu candidato a prefeito para sucessão tendo como vice Paula Maranhão, que nas eleições 2020 concorreu pela oposição e também já foi prefeita.
Com essa decisão o grupo de Gilene sai na frente e fortalecido para o pleito.
Matinhas (Benedito Braz)
Benedito Braz aparece como favorito na disputa. Em 2020, ele foi eleito para o cargo ao receber 53,68% dos votos válidos, um total de 1.975 votos.
A disputa teve apenas duas candidaturas deferidas, mas a cidade já não teria segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores. João Felipe Moura Montenegro (PSDB) perdeu com 46,32% dos votos válidos.
Pilões (Soraya Sales)
Na pequena cidade de Pilões, um nome novo surgiu para suceder a atual prefeita Socorro Brilhante dentro de seu grupo. Soraya Sales, atual secretária de educação, foi a escolhida. Ela é filha de um dos maiores prefeitos da história de Pilões (O saudoso José Sales).
Segundo informações de bastidores, ainda não foi definido o nome para ser o companheiro (a) na chapa com Soraya, o que só deve acontecer provavelmente durante às convenções partidárias, previstas para os meses de julho e agosto. Bastinho da Farmácia não abre mão do seu direito constitucional de disputar à reeleição de vice-prefeito.
Serraria (Eneas Caboclo)
No último dia para o fechamento da janela partidária, em abril, o grupo governista na cidade de Serraria-PB, liderado pelo prefeito Petrônio Freitas, realizou o ato de filiação ao PSB com a chegada de vários vereadores para a legenda e anunciou os nomes que irão compor a chapa majoritária na disputa pela prefeitura nas eleições de 2024.
Em seu pronunciamento, Petrônio disse que o projeto inicial seria apresentar o nome do ex-prefeito Brizola para a sua sucessão, mas questões legais impediram que isso pudesse ser materializado. Tomado de forte emoção, Petrônio anunciou Eneas Caboclo como pré-candidato a prefeito e Augusto Stang como vice.
Com o apoio do governador, PSB e seus aliados, a chapa situacionista dispara na frente para vencer a disputa municipal.