Gregória Benário espera que o PT desista da candidatura em João Pessoa: “Tenho esperança de uma autocrítica”
A presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário, descreveu, nesta quarta-feira (5), o atual cenário da esquerda na política de João Pessoa. Segundo ela, a ‘Federação Brasil Esperança’ espera que a decisão de candidatura própria do PT não vá adiante e que o partido se junte na aliança em prol de Cícero Lucena.
Gregória declarou que é necessário buscar pela unidade da federação. Entretanto, o PT ainda é o único partido que ainda não se decidiu, visto que o PCdoB e o PV já estão com o apoio declarado à reeleição de Cícero.
“Nós vamos levar para dentro da Federação esta discussão da importância de sairmos coesos, unidos na aliança em torno da reeleição de Cícero Lucena. E isso está mais do que pacificado do PCdoB e do PV”, disse.
O maior medo da federação, assim como o de outros partidos de esquerda é que a polarização nacional se solidifique ainda mais em João Pessoa. Dessa forma, segundo Gregória, o caminho mais firme seria continuar com um único apoio para concretizar a união geral.
Segundo a presidente, com a candidatura própria do PT – principalmente se o nome escolhido for o de Luciano Cartaxo –, pode haver um segundo turno. E somando isso à polarização crescente, pode ser um risco à esquerda pessoense. “A gente não pode brincar de fazer política”, pontuou Benário.
Entretanto, Gregória afirma que os demais partidos da federação irão ‘lutar até o final’ para que a aliança com Cícero seja mantida. “Eu tenho esperança ainda que o PT faça uma autocrítica”, declarou.
As falas repercutiram no Correio Debate.