Os trabalhadores da Prefeitura de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, vão completar um mês de greve e a situação parece que está cada vez mais complicada. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores do Município (Sintramb), os assessores da prefeita estariam exigindo a conta do Instragram dos servidores grevistas. O pretexto seria uma “suposta atualização de cadastro”.
Nas redes sociais, o sindicato fez um post para denunciar a ação.“A prefeitura de Bayeux, através de assessoria, está mandando mensagens via WhatsApp pedindo para que os servidores informem sua conta do Instagram alegando que estão atualizando cadastro”, diz o alerta.
A publicação ainda afirma que a prática configura como invasão de privacidade.“Primeiro, informar que se o servidor não autorizou o repasse de dados pessoais (WhatsApp), para recebimento de mensagens, tal envio é ‘invasão de privacidade’.”
O sindicato revela ainda que a denúncia partiu dos servidores e que, além da conta do Instagram, estão pedindo informações por meio de formulário.“Recebemos denúncias de servidores que receberam invasão de privacidade com solicitações indevidas em pleno final de semana. Agora outras mensagens com a mesma intencionalidade, solicitando informações pessoais via formulário do Google forms.”