Ícone do site Blog Gutemberg Cardoso

“Guerra da Tilápia” vira confusão em sessão da ALPB e termina com João Gonçalves imitando Lula; veja vídeo

A sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada nesta quinta-feira (14) em Cabaceiras, foi marcada por um forte embate político e por um momento de humor protagonizado pelo deputado João Gonçalves (PSB), que imitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comentar a polêmica sobre a possível proibição da criação de tilápia no país.

O debate começou quando o deputado Sargento Neto (PL) usou seu tempo de fala para acusar o Governo Federal e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de articularem a proibição da piscicultura de tilápia — espécie amplamente produzida no Brasil. Segundo ele, a medida seria um “crime contra o cidadão brasileiro” e colocaria em risco milhares de empregos no setor.

“Essa pérola do Governo Federal diz que a tilápia é uma espécie predadora e que, se não houver movimentação política, vai sim ser proibida. O povo nordestino não quer esmola. Quer trabalhar, quer pegar o peixe”, afirmou o parlamentar, em tom inflamado.

A declaração provocou reação imediata do deputado Chió (Rede), que acusou Neto de espalhar terrorismo político.

“O PL adora aterrorizar o povo. Dizer que Lula vai proibir o povo de comer peixe? O povo voltou a comer carne depois de Lula. Respeite Lula”, rebateu Chió, sendo aplaudido por parte do público presente em Cabaceiras.

João Gonçalves rouba a cena e arranca gargalhadas

Em meio ao clima tenso, coube ao deputado João Gonçalves (PSB) trazer leveza ao debate. Em sua fala, ele ironizou a “guerra de narrativas” e, em tom humorístico, reproduziu a voz e o estilo característico de Lula, arrancando risadas dos colegas e do público.

“Vossa Excelência, presidente Adriano Galdino, é quem mais defende Lula. Agora, quem mais imita Lula na Assembleia sou eu, companheiro”, brincou João, já imitando a entonação do presidente.

Ele seguiu no improviso:

“Dizer que eu vou proibir criar tilápia? Essa ‘escrotagem’ que tão dizendo comigo… Me ligaram lá na COP 30 pra dizer isso. Eu tô botando pra criar até boi!”

A performance arrancou gargalhadas no auditório montado em Cabaceiras — cidade apelidada de “Roliúde Nordestina”. Até o presidente da ALPB, Adriano Galdino, entrou na brincadeira ao comentar: “30 segundos para terminar a tilápia”.

Antes de encerrar sua participação, João Gonçalves ainda prometeu ampliar a oferta de água para a região de Monteiro, mantendo o bom humor: “Vou mandar aumentar a oferta d’água pra vocês!”

A sessão itinerante prosseguiu após o momento de descontração, mas o episódio da “guerra da tilápia” e a imitação de Lula dominaram os comentários do público e já repercutem nas redes sociais.

Confira:

Sair da versão mobile