GUIA DO ELEITOR: veja horário, e-Título, colinha, o que pode e o que não pode, ordem de votação e mais
Para o eleitor votar com tranquilidade, o Tribunal Superior Eleitoral montou um guia com as principais informações
Está chegando a hora de votar. Neste domingo, 2 de outubro, mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas, no primeiro turno das eleições 2022.
Para o eleitor votar com tranquilidade, o Tribunal Superior Eleitoral montou um guia com as principais informações. Confira abaixo:
Sobre o voto
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Horário da votação no Brasil
Uma das novidades nas eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o País. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília.
Cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, a votação acontece das 6h às 15h do horário local.
Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começa às 6h e termina às 15h do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do Amazonas, a votação vai das 7h às 16h do horário local.
Quais documentos levar para votar?
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto.
A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Entre as opções estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.
Pode votar só com o e-Título?
O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral, desde que atualizado e com foto. É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento.
Também pode ser usado no dia da eleição também para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência, entre outras.
Como baixar o e-Título?
Baixe o e-Título nas plataformas IOS e Android e emita o seu título de eleitor digital. E atenção: a emissão não será possível nos dias de votação, ou seja, em 2 e 30 de outubro.
Caso você já tenha o e-Título, verifique se está tudo certo, mantenha o app atualizado e lembre-se: qualquer dificuldade costuma ser resolvida reinstalando-se o aplicativo. Porém, não deixe para a última hora. No dia da eleição, também não será possível resolver eventuais problemas com o uso do aplicativo.
Qual é a ordem de votação nas urnas?
Este ano, você vai votar nos seguintes cargos e nesta ordem: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).
Voto de legenda
Nestas eleições, para os cargos de deputado federal e estadual (ou distrital), você pode votar apenas na legenda. Funciona assim: os dois primeiros números a serem digitados na urna desse cargos são os números do partido.
Ao votar, você pode digitar apenas esses números e parar por aí, apertando a tecla “confirma” duas vezes. Assim, o voto será computado para o partido. Quanto mais votos a legenda receber, mais vagas vai ter nas casas legislativas.
Colinha para votar: confira cola para as eleições
Antes de sair de casa, anote em um papel a ordem dos cargos que você deverá preencher na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos em quem pretende votar. Essa colinha vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna.
Imprima colinha para votar
É possível também imprimir a colinha do TSE e preencher com os números dos candidatos escolhidos.
Clique aqui para baixar e imprimir versão de cola eleitoral em preto e branco
Clique aqui para baixar e imprimir versão de cola eleitoral colorida