Um homem identificado como “Federal”, apontado como responsável por um ataque cibernético ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), foi preso na manhã desta terça-feira (22) em Guarabira, no interior da Paraíba. A prisão ocorreu durante a Operação Negazione, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
O ataque, ocorrido em 26 de março, derrubou o sistema EPROC e o site institucional do TJRS, comprometendo o funcionamento da Justiça no estado. Desde então, o suspeito era investigado por invasão a dispositivo informático qualificado e interrupção de serviços públicos essenciais.
De acordo com as investigações, além de liderar o ataque, o cibercriminoso também teria oferecido pagamentos via PIX para estimular ações coordenadas contra servidores públicos e sistemas governamentais. As ações eram realizadas com o uso de uma botnet composta por mais de dois mil dispositivos infectados em diversos países.
Os mandados de busca e apreensão visam recolher aparelhos eletrônicos, mídias e documentos que possam ajudar na identificação de outros integrantes do esquema e esclarecer a conexão com crimes similares registrados em outras regiões do Brasil.