HISTÓRICO DE DOUTORES: Conheça o perfil dos últimos secretários de educação da Paraíba

Desde a gestão do governador Zé Maranhão, entre 1999 e 2002, os nomes que assumiram a Secretaria de Educação do Estado tiveram, em sua maioria, o histórico de doutores. Além disso, entre eles, todos possuíam o perfil técnico para função, ou seja, ocupavam ou já ocuparam a atividade de docente.

Entre os nomes do levantamento estão Sales Gaudêncio, Neroaldo Pontes, América de Castro, Afonso Scocuglia, Márcia Lucena, Harrison Targino, Aléssio Trindade, Cláudio Furtado e Roberto Souza.

No quesito pós graduação, entre os citados, Harrison, Roberto, América e Márcia possuem Mestrado. Por outro lado, Aléssio, Sales, Afonso, Neroaldo e Cláudio aparecem como doutores.

Logo, abaixo, você vai poder conferir o perfil de cada um:

Sales Gaudêncio

Sales foi professor do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Ele ocupou o cargo de Secretário de Estado da Educação e Cultura da Paraíba por duas vezes, desenvolvendo um notório trabalho na pasta.

Ele é natural de São João do Rio do Peixe, sertão da Paraíba. Tem graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Neroaldo Pontes

Neroaldo é ex-secretário de Educação na gestão tucana de Cássio Cunha Lima. Ele foi reitor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) entre 1992 e 1996 e é natural do município de São Caetano (PE). Se formou em Filosofia pelo Seminário Regional do Nordeste, em Olinda (PE), em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Mogi das Cruzes (SP). Tem mestrado em Letras na Universidade de Toulouse, França; e doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo.

América de Castro

América é professora e teve importantes passagens na gestão pública, seja em âmbito estadual ou municipal. No governo estadual, professora América, como é mais conhecida, foi braço direito do então secretário Neroaldo Pontes, ocupando a Secretaria Executiva. Mais adiante, ocupou a titularidade do cargo. No município, ocupou a secretaria adjunta. Atualmente, exerce a função de secretária de Educação de João Pessoa.

Afonso Scocuglia

Afonso trabalhou com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Scocuglia tem Mestrado em Educação e Doutorado em História da Educação. É professor Doutor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assessor de pesquisa e pós-graduação do Centro de Educação da UFPB e Assessor Internacional do Instituto Paulo Freire (São Paulo/Brasil).

Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em história da Educação, atuando principalmente nos campos da educação de jovens e adultos, história e memória, fundamentação e práticas educacionais, história da educação popular e história das idéias de Paulo Freire.

Márcia Lucena

Márcia Lucena Lira passou a responder acumulativamente pela pasta durante a gestão de Rircado Coutinho (PSB). Ela assumiu o cargo após Hanrison Targino deixar as funções para coordenar a campanha do advogado Caius Marcellus na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional da Paraíba.

Feminista, professora de alfabetização e de artes, com licenciatura em educação artística e mestrado em Serviço Social (UFPB), fez pós-graduação em Liderança e Gestão, no Centro de Liderança Pública/SP. Foi coordenadora do Projovem Urbano de 2005 a 2010; presidenta da Fundação Cultural do Estado de 2015 a 2016 e prefeita do município de Conde, de 2017 a 2020.

Harrison Targino

Harrison Targino foi empossado no cargo durante o primeiro mandato do governador Ricardo Coutinho. Ele é advogado, inscrito na OAB/PB desde 1988. Também exerceu a função de professor titular de Direito Processual da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e professor titular do Unipê.

Além disso, ele é mestre em Direito Processual pela PUC/SP e presidente da União dos Juristas Católicos da Paraíba. Ademais, já exerceu diversos cargos e funções dentro da administração pública, dentre eles o de procurador geral do Estado da Paraíba, secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social e secretário de Estado da Administração Penitenciária.

Aléssio Trindade

Aléssio Trindade assumiu a Secretaria de Estado da Educação durante o segundo governo de Ricardo Coutinho, quando ele conseguiu a sua reeleição.

Doutor em Engenharia Elétrica e professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), Aléssio Trindade exercia, até então, o cargo de secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação.

Cláudio Furtado

Durante o governo João Azevêdo, Cláudio Furtado ocupou a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. No entanto, ela foi desmembrada, e ele passou a ocupar a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES).

Claudio Benedito Silva Furtado é pesquisador das áreas de Física dos Materiais e Teoria dos Campos em Espaços Curvos, está entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo, segundo ranking da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Editora holandesa Elsevier BV.

Foi presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) entre 2011 e 2018. Em 2019, assumiu a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba implementando políticas públicas com base tecnológica promovendo o ensino remoto para enfrentamento ao “lockdown” executado entre 2020 e 2021 em função da pandemia por covid-19. Por estas ações obteve reconhecimento nacional.

Roberto Souza

Roberto de Souza assumiu a pasta da Educação estadual no lugar de Cláudio Furtado, que assumiu a pasta da Ciência e Tecnologia.

Graduado em Matemática, Antônio Roberto é doutorando em Ciências da Educação e possui mestrado em Especialização em Gestão e Avaliação.

Ele também já esteve à frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação no Ceará, e passou a ocupar a pasta da Educação da Paraíba no lugar de Cláudio Furtado que estava no cargo desde o primeiro mandato do governador João Azevêdo.

Na última semana, após pressão, ele entregou o cargo, pedindo exoneração. Em seu lugar assume o deputado Wilson Filho (Republicanos).

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo – Por Gutemberg Cardoso 20 de julho de 2024 Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo

Está no Hype

Go to Top