Hospital da Mulher será inaugurado em João Pessoa em 5 de agosto, anuncia João Azevêdo

O governador João Azevêdo (PSB) confirmou, nesta segunda-feira (7), a data de inauguração do Hospital da Mulher de João Pessoa. A nova unidade de saúde, localizada no bairro de Cruz das Armas, será entregue no próximo dia 5 de agosto. O anúncio foi feito durante o programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara FM.

Com investimento total de R$ 120 milhões, incluindo obras e equipamentos, o hospital contará com 203 leitos e estrutura completa para o atendimento integral à saúde da mulher e da criança. “O Hospital da Mulher de João Pessoa, que está na fase de conclusão, agora dia 5 de agosto a gente entrega”, destacou o governador.

Atendimento humanizado e rede de cuidados ampliada

A unidade foi projetada para oferecer atenção hospitalar e ambulatorial às mulheres em todas as fases da vida, com foco especial na gestação, parto, puerpério e saúde neonatal. Entre os serviços disponíveis, estão especialidades como obstetrícia, ginecologia, mastologia, além de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem.

O hospital também irá funcionar com urgência e emergência 24 horas, incluindo um serviço especializado para vítimas de violência sexual, com consultórios adequados ao perfil da paciente e suporte psicológico. Outro diferencial será o ambulatório de acompanhamento para mulheres que passaram por pré-natal de alto risco.

A proposta é adotar um novo modelo de atenção ao parto e nascimento, articulado com uma rede de cuidados que promova acesso, acolhimento e resolutividade, com o objetivo de reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal no estado.

Estrutura completa e humanizada

A nova unidade hospitalar contará com:

  • Centro Cirúrgico Obstétrico e Ambulatorial
  • Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal
  • Unidade Canguru e UTI Neonatal Convencional
  • Casa da Gestante, Bebê e Puérpera
  • Banco de Leite Humano e Posto de Coleta
  • Laboratório, Agência Transfusional e Centro de Diagnóstico por Imagem
  • Unidade de Nutrição Enteral e Alimentação
  • Ambulatório, urgência 24h e internação para mães e bebês
  • Estrutura voltada para ensino, pesquisa e capacitação
  • Estacionamento e áreas de apoio técnico para equipe de saúde

A entrega do Hospital da Mulher reforça a política de regionalização da saúde implantada pelo Governo da Paraíba e amplia significativamente a rede de atenção à saúde materno-infantil na capital.