Hugo Motta enterra anistia e provoca ira de bolsonaristas: “Pena de morte”: VEJA VÍDDEO

Presidente da Câmara anunciou que não pautará, por ora, a urgência do projeto de anistia aos golpistas

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em coletiva de imprensa no fim da tarde desta quinta-feira (24), confirmou que não pautará a urgência do projeto de anistia aos golpistas do 8 de janeiro. Articulada pela bancada do PL, a proposta visa livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, da prisão.

Na quarta-feira (23), o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, havia dado um “ultimato” a Motta, afirmando que ele teria até esta quinta-feira para anunciar o regime de urgência do projeto. Caso contrário, seu partido obstruiria a pauta da Câmara – tática que foi utilizada recentemente pelos bolsonaristas, com o mesmo objetivo, e fracassou.

Motta, entretanto, não cedeu à pressão da extrema direita, que conseguiu superar o número mínimo de 257 assinaturas de parlamentares necessárias para protocolar o requerimento de urgência ao PL. O presidente da Casa anunciou que vai “adiar” a análise da urgência do projeto. Isso significa que a proposta não terá tramitação relâmpago e precisará ser analisada e aprovada por diferentes comissões da Câmara antes de ir a votação no plenário.

Na prática, com a decisão, tomada após reunião com líderes partidários, Motta coloca a proposta de anistia aos golpistas “na geladeira” da Câmara, tal como centenas de outros projetos, e praticamente anula suas chances de aprovação.

“O colégio de líderes discutiu, de forma exaustiva, onde todos os líderes presentes, que representam algo em torno de quase 500 parlamentares – alguns líderes estiveram ausentes – e, especificamente, sobre o tema da urgência da anistia: se foi decidido pelo adiamento da pauta desse requerimento de urgência”, disse o presidente da Câmara.

Veja vídeo: 

Base do governo Lula comemora

A decisão foi comemorada por deputados governistas. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, falou em “vitória muito importante” logo após sair da reunião com líderes partidários na casa de Hugo Motta.

“Vitória muito importante. Vocês estão acompanhando todo esse drama sobre esse PL da Anistia. Eles diziam que tinham assinaturas, que iriam pautar no plenário. Tivemos uma grande vitória: não vai ser pautado como eles querem esse PL da anistia. Os líderes dos maiores partidos perceberam que isso seria colocar o país em uma grave crise institucional (…) Eles estão querendo livrar a cara do Bolsonaro, dos militares que participaram da trama golpista (…) Prevaleceu a responsabilidade”, disse o petista.

Bolsonaristas revoltados: “Pena de morte”

A decisão de Hugo Motta provocou a ira de bolsonaristas. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, apelou e chegou a dizer que, ao não pautar a anistia aos golpistas, Hugo Motta condena criminosos do 8 de janeiro à “pena de morte por omissão”, fazendo referência a Cleriston Pereira da Cunha, bolsonarista que participou dos atos golpistas e que morreu enquanto estava preso na Papuda após um mal súbito.

“Enquanto debatemos em salas com ar-condicionado, com boa comida e passagens de avião, patriotas seguem trancados em celas quentes ou geladas, longe da família, sem julgamento justo. 264 deputados já disseram sim. O que falta não é assinatura. É coragem para pautar. O que estão fazendo é uma pena de morte por omissão – querem repetir com outros o que fizeram com Clezão. Justiça não pode esperar”, escreveu Sóstenes Cavalcante em suas redes sociais.

Quem também se revoltou foi o pastor Silas Malafaia, que liderou as últimas manifestações com Jair Bolsonaro pela anistia aos golpistas, se referindo aos líderes partidários como “frouxos, covardes e cínicos”.

“FROUXOS, COVARDES E CÍNICOS ! Hugo Motta e a corja da maioria dos líderes partidários , assinaram para não pautar a urgência da anistia. Menosprezaram a maioria dos deputados que assinaram . Fizeram o jogo do ditador Alexandre de Moraes , Lula e STF . Amanhã posto um vídeo dando o nome de cada cretino desse , o partido que pertence e quem preside o partido .O BRASIL VAI CONHECER ESSA CORJA DE VENDILHÕES !”, publicou Malafaia.