Hugo Motta vai se reunir com Lula para definir troca ministerial nos próximos dias

Foto: Agência Câmara

O presidente Lula (PT) planeja, nesta semana, reuniões com líderes e dirigentes de PP e Republicanos para avançar nas trocas na Esplanada dos Ministérios. O petista precisa dar espaço aos partidos para conseguir ter melhor governabilidade no segundo semestre.

Alexandre Padilha telefonou para os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e André Fufuca (PP-MA), para indicar a intenção de Lula de realizar essas conversas, relata a Folha.

Atualmente, o presidente possui apoio frágil no Congresso, enquanto PP e Republicanos integraram a base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os partidos pleiteiam as pastas do Desenvolvimento Social e Esporte, mas podem acabar com Ciência e Tecnologia e Portos e Aeroportos.

Os cotados para assumir as pastas são André Fufuca (Progressistas-PB) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Lula já afirmou que aceitará os dois nomes na composição do Planalto.

Os líderes do PT revelam preocupação com pautas de interesse do Planalto, como o Arcabouço Fiscal e a mudança na tabela do Imposto de Renda. No primeiro semestre, o governo Lula teve decretos derrubados e quase perdeu a estrutura ministerial após a falta de apoio dos deputados.

Além dos ministérios, Lula pode trocar a presidência da Caixa e dos Correios. No entanto, ele está resistente em tirar nomes ligados ao seu partido, devido à insatisfação de deputados e senadores do PT.

Também há previsão de que Lula encontre Lira para dialogar a troca nos Ministérios. O parlamentar retornará de viagem, e aliados de ambos já costuram um encontro. A expectativa é que a reunião ocorra também nesta semana, com o fim do recesso legislativo.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça

Está no Hype

Go to Top