O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson Macêdo, reagiu com veemência à decisão do Congresso Nacional de derrubar a Medida Provisória que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A proposta do governo federal visava arrecadar recursos para programas sociais, como o Pé-de-Meia, voltado a estudantes do ensino médio da rede pública.
Em publicação nas redes sociais, Macêdo criticou duramente os parlamentares que votaram contra a MP e não poupou palavras ao se referir aos que comemoraram a derrubada da medida.
“Se você é dono de bets, se compra dólar e euro para guardar, ou se usa seu cartão de crédito no exterior, deve estar feliz da vida comemorando a decisão do Congresso. Você é rico e vive às custas do trabalhador. Agora, se você não é, e está comemorando a derrota do governo, você é um babaca que não entendeu nada”, escreveu.
A medida previa o aumento do IOF sobre transações financeiras no exterior e compra de moeda estrangeira, entre outras operações, com a intenção de reforçar o caixa para políticas públicas voltadas à população de baixa renda.
Para Macêdo, a decisão do Congresso representa mais um movimento das elites econômicas para preservar privilégios em detrimento das camadas mais pobres da população. Segundo ele, a medida teria garantido recursos para iniciativas sociais fundamentais do governo Lula.