José Sarney declara voto em Lula e explica decisão

O ex-presidente associou Jair Bolsonaro ao “fim da democracia”

Os ex-presidentes José Sarney (MDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Beto Barata/Estadão Conteúdo – 11.mai.2009

O ex-presidente José Sarney (MDB) declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa contra Jair Bolsonaro (PL) pelo Palácio do Planalto.

Por meio de um texto intitulado “Voto pela democracia”, o ex-mandatário afirmou que Lula já “tem seu lugar na história do Brasil como quem levou o povo ao poder e como responsável por dois excelentes governos”.

“O voto em Bolsonaro é um voto contra as instituições, que terá como consequência anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso de poder”, escreveu Sarney, primeiro presidente civil após a ditadura militar.

“O voto em Lula é um voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de poder, pela busca do Estado de bem-estar social. A diferença é clara”, acrescentou.

Entre os ex-presidentes ainda vivos, Sarney, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) apoiam Lula, enquanto Fernando Collor (PTB) está ao lado de Bolsonaro, e Michel Temer (MDB) preferiu a neutralidade.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top