Ícone do site Blog Gutemberg Cardoso

Lei Antifacção: Hugo Motta diz que Câmara não permitirá perda de prerrogativas da Polícia Federal: “Condição inegociável”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (11) que a Polícia Federal (PF) manterá todas as suas atribuições e que qualquer tentativa de restringir sua atuação é “inegociável”.

“A Câmara não permitirá, em nenhum momento, que a PF perca suas prerrogativas. Essa é uma condição inegociável. Tanto é que o próprio relator, desde ontem, por intermédio nosso, conversou com o diretor-geral da Polícia Federal”, declarou o parlamentar.

Mais cedo, Motta já havia reforçado que a corporação precisa ser fortalecida e valorizada no enfrentamento ao crime organizado no país.

As declarações ocorrem em meio à polêmica sobre o projeto de lei Antifacção, relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que propôs mudanças no texto original do governo. Uma das sugestões de Derrite seria limitar a atuação da PF nos estados, o que gerou forte reação de parlamentares e integrantes da corporação.

Motta afirmou que deve se reunir ainda nesta terça-feira com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para discutir o projeto e buscar ajustes que fortaleçam a PF.

“A expectativa é que o ministro apresente as demandas da pasta para garantir o fortalecimento da Polícia Federal”, destacou.

Sair da versão mobile