Lei Orçamentária Anual tem parecer preliminar aprovado pela comissão do orçamento da Assembleia

Aprovado pela Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em reunião nesta segunda-feira (18), o projeto do Executivo estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício financeiro de 2024.

Designada como relatora da matéria, a deputada Silvia Benjamin ressaltou que o projeto apresentado para o orçamento do próximo ano está em conformidade com os princípios constitucionais e as normas gerais de direito financeiro para a elaboração e controle do orçamento público.

No projeto, o governador João Azevedo propôs uma alteração no artigo 38 da LDO 2024, que trata do limite para a fixação das despesas dos poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Ele sugere um índice de 4% para a correção desses orçamentos, uma escolha considerada adequada, compatível e oportuna pela relatora Silvia Benjamin.

“Compreendemos que o mesmo é adequado, compatível e oportuno, visto que cumpre com os requisitos constitucionais referentes à iniciativa das leis orçamentárias e atende à necessidade urgente para o planejamento orçamentário dos poderes. O índice utilizado no projeto de 4% é justamente o que constava no projeto da LDO de 2024, o qual durante sua tramitação na Assembleia sofreu alteração, sendo substituído pela média ponderada entre o IPCA acumulado entre julho de 2022 e junho de 2023 e a taxa SELIC vigente no mês de maio de 2023”, ressaltou Silvia Benjamin.

A vice-presidente da Comissão, Danielle do Vale, destaca que o índice proposto pelo governador respeita as exigências constitucionais e segue a regra já aplicada há alguns anos. Essa medida visa garantir o aumento no orçamento dos poderes, levando em conta a possibilidade de variação nas receitas públicas, com foco no equilíbrio orçamentário e na continuidade dos serviços públicos e investimentos no Estado.

Além da relatora Silvia Benjamin, estiveram presentes na reunião os deputados George Morais, Tovar Correia Lima e Luciano Cartaxo.

Leia o texto integral da LOA nesse link

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? 22 de novembro de 2024 DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg Cardoso 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras 19 de novembro de 2024 DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras Quem serão os futuros presidentes das câmaras do Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e João Pessoa? – Por Gutemberg Cardoso 18 de novembro de 2024 Quem serão os futuros presidentes das câmaras do Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e João Pessoa? - Por Gutemberg Cardoso

Está no Hype

Go to Top