Lideranças do PT e PL proíbem alianças entre ambos na Paraíba; confira as cidades que já tinham acordos entre os candidatos
Nesta sexta-feira (2), a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba anunciou uma resolução que proíbe alianças, apoios ou participação em coligações majoritárias com a presença do Partido Liberal (PL) em todos os municípios do estado nas eleições de 2024.
Na quinta-feira (1), por sua vez, foi a vez do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, proibir alianças entre a legenda conservadora e ‘agremiações partidárias de espectro político à esquerda’. O documento cita a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), a federação PSOL-Rede e demais siglas de esquerda em todo território nacional.
Na Paraíba o PT e o PL estavam aliados em pelo menos três municípios, a começar por Ingá, onde Jean da Lenha, filho do saudoso Manoel da Lenha e filiado ao bolsonarismo, forma chapa com Joilton Barbosa do PT. Jean será o candidato a prefeito e Joilton seria o seu vice.
Em Monteiro, o PT, PcdoB, PV, MDB e PSB estão juntos com as candidaturas de Ana Paula e Cajó Menezes. Em Aparecida, PL e PT vão apoiar à reeleição do prefeito João Neto.
A decisão, em tese, poderia se refletir em Santa Rita. O PL apoia publicamente o comunicador Nilvan Ferreira (Republicanos), que firmou recentemente aliança com o partido do governador João Azevêdo. O PSB, no entanto, não é citado de forma explícita na resolução do PL.