Lula afirma que irá propor à ONU realização da COP30 na Amazônia, em 2025

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (16), que irá propor à Organização das Nações Unidas (ONU) que a COP30, prevista para acontecer em 2025, seja realizada no Brasil, na Amazônia.

A declaração do presidente eleito durante um evento paralelo à COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito, veio em resposta a um pedido feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) – que falou em nome do Consórcio Amazônia Legal, composto pelos governadores dos nove estados brasileiros amazônicos.

Após a leitura de uma carta na qual os governadores propuseram uma aliança com o governo de Lula em defesa da Amazônia, Barbalho disse que Lula “tem liderança e autoridade a propor à ONU que o Brasil seja sede da COP”. “Gostaria de lhe fazer um pedido. Além do gesto extraordinário do Brasil protagonizar a Cúpula do Clima, queria pedir que o senhor possa oferecer a Amazônia para sediar a COP em 2025, a COP30, para que nós possamos levar o planeta para debater a Amazônia conhecendo a Amazônia”, afirmou o governador paraense.

Ao pegar o microfone no evento, Lula concordou com a proposta e disse que os governadores “podem ficar certos” que ela será encaminhada ao secretário-geral da ONU, António Guterres, com quem o petista deve se reunir ainda nesta passagem pelo Egito.

“Na Amazônia, temos dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional: o Amazonas e o Pará. Aí vocês vão discutir entre vocês quem tem mais a oferecer do ponto de vista de infraestrutura às milhares de pessoas que vão se dirigir ao estado”, disse o presidente eleito.

O evento em questão foi um painel nomeado de “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. Estiveram presentes os nove governadores de estados inseridos na Amazônia Legal: Waldez Góes (PDT), do Amapá; Gladson Cameli (Progressistas), do Acre; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins; e Marcos Rocha (União Brasil), de Rondônia.

Na abertura do painel, Helder Barbalho agradeceu a presença do presidente eleito em “sua primeira agenda pública internacional”, e leu uma carta em nome dos governadores pedindo compromisso do futuro governo Lula com a Amazônia.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara 6 de setembro de 2024 DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara 5 de setembro de 2024 DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido”; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador 4 de setembro de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido"; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio 3 de setembro de 2024 DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal 2 de setembro de 2024 DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal

Está no Hype

Go to Top