No mês de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu, pela primeira vez, o topo do ranking de presidenciáveis nas redes sociais elaborado pela Datrix. O petista cresceu 15% em relação a julho, alcançando 24,39 pontos no IDP (Índice Datrix dos Presidenciáveis).
O levantamento, que usa dados de redes sociais combinados a ferramentas de inteligência artificial, considera engajamento, comentários e a tonalidade das postagens para definir a classificação. Eis a íntegra:
Colocação | Político | Cargo | Pontos |
---|---|---|---|
1ª | Lula | Presidente da República (PT) | 24,39 |
2ª | Ciro Gomes | Ex-governador do Ceará (PDT) | 16,62 |
3ª | Tarcísio de Freitas | Governador de São Paulo (Republicanos) | 15,54 |
4ª | Ratinho Júnior | Governador do Paraná (PSD) | 15,47 |
5ª | Eduardo Bolsonaro | Deputado federal (PL-SP) | 13,67 |
6ª | Ronaldo Caiado | Governador de Goiás (União Brasil) | 13,43 |
7ª | Michelle Bolsonaro | Ex-primeira-dama da República | 11,88 |
8ª | Eduardo Leite | Governador do Rio Grande do Sul (Novo) | 6,58 |
Lula já havia registrado alta em julho, após a decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. O avanço de agosto foi impulsionado por menções em páginas de influenciadores, veículos de imprensa e políticos.
Na vice-liderança está Ciro Gomes (PDT-CE), que saltou da 6ª posição após especulações sobre uma eventual filiação ao PSDB. Ele teve um crescimento de 71% e somou 16,62 pontos.
Já Michelle Bolsonaro, que liderou o ranking em julho, caiu para o 7º lugar, impactada por notícias negativas ligadas a investigações da Polícia Federal e a escândalos financeiros, o que derrubou em 55% o engajamento de suas redes.
Governadores de direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), também registraram queda em seus índices.
METODOLOGIA
O índice combina 3 dimensões:
- engajamento nas redes dos candidatos;
- comentários em páginas de influenciadores, imprensa e outros políticos; e
- tonalidade das postagens, classificada como muito positiva, positiva, neutra, negativa ou muito negativa.
A partir dessa análise, é atribuída uma nota de -100 a +100 para cada presidenciável, refletindo sua performance digital.
O ranking utiliza dados de redes como X, Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube.