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Lula assume liderança inédita no ranking de presidenciáveis nas redes; Ciro sobe e Michelle Bolsonaro despenca

No mês de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu, pela primeira vez, o topo do ranking de presidenciáveis nas redes sociais elaborado pela Datrix. O petista cresceu 15% em relação a julho, alcançando 24,39 pontos no IDP (Índice Datrix dos Presidenciáveis).

O levantamento, que usa dados de redes sociais combinados a ferramentas de inteligência artificial, considera engajamento, comentários e a tonalidade das postagens para definir a classificação. Eis a íntegra:

Colocação Político Cargo Pontos
Lula Presidente da República (PT) 24,39
Ciro Gomes Ex-governador do Ceará (PDT) 16,62
Tarcísio de Freitas Governador de São Paulo (Republicanos) 15,54
Ratinho Júnior Governador do Paraná (PSD) 15,47
Eduardo Bolsonaro Deputado federal (PL-SP) 13,67
Ronaldo Caiado Governador de Goiás (União Brasil) 13,43
Michelle Bolsonaro Ex-primeira-dama da República 11,88
Eduardo Leite Governador do Rio Grande do Sul (Novo) 6,58

Lula já havia registrado alta em julho, após a decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. O avanço de agosto foi impulsionado por menções em páginas de influenciadores, veículos de imprensa e políticos.

Na vice-liderança está Ciro Gomes (PDT-CE), que saltou da 6ª posição após especulações sobre uma eventual filiação ao PSDB. Ele teve um crescimento de 71% e somou 16,62 pontos.

Já Michelle Bolsonaro, que liderou o ranking em julho, caiu para o 7º lugar, impactada por notícias negativas ligadas a investigações da Polícia Federal e a escândalos financeiros, o que derrubou em 55% o engajamento de suas redes.

Governadores de direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), também registraram queda em seus índices.

METODOLOGIA

O índice combina 3 dimensões:

  • engajamento nas redes dos candidatos;
  • comentários em páginas de influenciadores, imprensa e outros políticos; e
  • tonalidade das postagens, classificada como muito positiva, positiva, neutra, negativa ou muito negativa.

A partir dessa análise, é atribuída uma nota de -100 a +100 para cada presidenciável, refletindo sua performance digital.

O ranking utiliza dados de redes como X, Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube.

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