Presidente cancelou reuniões na segunda após vertigem, passou por avaliação médica e ficou a terça no Alvorada. Lula irá nesta quarta a Salgueiro (PE) e Cachoeira dos Índios (PB).
Após um quadro de labirintite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá agendas nesta quarta-feira (28) nas cidades de Salgueiro (PE) e Cachoeira dos Índios (PB).
A confirmação das viagens foi feita pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Lula cancelou reuniões na tarde de segunda (26) após sentir vertigem, recebeu atendimento médico e trabalhou nesta terça (27) da residência oficial do Palácio da Alvorada.
Saúde do presidente
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República:
- Lula está bem e segue medicado para controlar a vertigem – os sintomas podem levar de 24 a 48 horas para cessar;
- o presidente deve seguir despachando do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República;
- não há previsão de retorno ao Palácio do Planalto (prédio de trabalho) nesta terça;
- ao longo do dia, Lula deve ir “chamando os ministros” para reuniões.
A avaliação médica desta terça foi feita pela médica Ana Helena Germoglio, uma das profissionais que acompanham o presidente desde janeiro de 2023.
Na segunda, um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês em Brasília informou que os exames de sangue e de imagem tiveram resultados “dentro da normalidade”. No fim da tarde, Lula já tinha voltado ao Palácio da Alvorada, onde passou a noite.
Pernambuco e Paraíba
Lula tem compromisso previsto na manhã desta quarta-feira em Salgueiro, no interior de Pernambuco, onde participará da cerimônia para assinatura da ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do eixo norte da transposição do Rio São Francisco.
À tarde, o presidente segue para Cachoeira dos Índios, na Paraíba. Lula fará a inauguração de um trecho do Ramal do Apodi, no canteiro de obras da Barragem do Redondo.
Segundo o governo, a estrutura tem 115,5 km de extensão e liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN). A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão.