Dando sequência à série de encontros com parlamentares, que ocorre desde semana passada, para ligar os pontos sobre as agendas do governo federal e do Congresso, o presidente Lula (PT) se reuniu na manhã desta quarta-feira (8) com senadores no Palácio do Planalto para “afinar seus compromissos com a base”, informa o Blog do Noblat no portal Metrópoles.
O principal ponto das reuniões é de que o governo está disposto a liberar emendas por meio de ministérios envolvidos com a construção de obras, como as pastas da Educação, Saúde e Portos e Aeroportos. O objetivo é estimular os deputados e senadores a fomentarem obras estratégicas em seus estados, construindo e aprimorando novas escolas, hospitais, portos, entre outros.
Neste sentido, serão priorizadas obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e do Minha Casa, Minha Vida. Congressistas que estiverem dispostos a colaborar com tais obras terão “atenção especial”. Além das reuniões com deputados e senadores, Lula também já informou aos seus ministros sobre a nova estratégia na última sexta-feira (3).
O Planalto também busca reforçar a imagem do “Lula Construtor” para as eleições municipais de 2024. O presidente será um aliado das prefeituras beneficiadas com obras que tiverem sido viabilizadas por meio das emendas dos congressistas – a ideia do PT é ultrapassar o número de 300 prefeitos eleitos no ano que vem, algo que não ocorre desde 2012.