Foi divulgada nesta terça-feira (24) a pesquisa Ipespe/Febraban, que mostra a aprovação do governo do presidente Lula praticamente igual a setembro, com uma leve oscilação para baixo, dentro da margem de erro.
O levantamento aponta que o trabalho de Lula é aprovado por 53% dos entrevistados. Esse é o segundo maior índice de satisfação desde o início da série histórica desse levantamento.
Em setembro, o governo do petista registrou 55% de aprovação. O índice de desaprovação apresentou uma cresceu dois pontos, chegando a 40%. Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados avalia que o Brasil está em uma situação melhor este ano do que estava em 2022, sob a gestão de Jair Bolsonaro.
Os que acham que o país está pior são 20%, um ponto acima do mês passado. São 30% os que acham a situação está estável — em setempro eram 33%.
Quando solicitadas a avaliar as expectativas econômicas pessoais, os pesquisados se mostraram confiantes: 70% têm a esperança de que a sua renda ou a da sua família melhore até o final do ano. Apenas 8% acham que vai haver piora. Os que apostam que a situação permanecerá como está são 20%.
A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 12 e 16 de outubro e contou com 2 mil entrevistas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O índice de confiança é de 95,5%