Nos votos válidos, ex-presidente ficam com 54% e o candidato à
reeleição marca 46%. Margem de erro é de dois pontos percentuais
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no segundo turno, com 49% dos votos totais, contra 41% do presidente Jair Bolsonaro (PL), neste segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto. Os dados são da pesquisa Ganial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 13.
Brancos, nulos ou que não pretendem votar somam 6%. Indecisos são 4%
Nos votos válidos, o petista tem 54%, e Bolsonaro pontua 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (likely voter model), Lula aparece com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro. A Quaest informou que está incorporando este modelo à pesquisa para compreender melhor os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados.
O instituto explica que a modelagem foi construída a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest, que demonstram uma diferença significativa entre a abstenção declarada e a abstenção real, com impacto importante na estimativa de votos válidos (que exclui brancos, nulos e abstenções). O modelo de eleitor provável pondera o resultado pelas chances de cada indivíduo ir votar, levando em conta dados como o interesse pela eleição e o comportamento anterior do eleitor.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 10 e 12 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07106/2022.
A atual distância entre os dois adversários, de oito pontos percentuais, estava em sete pontos no levantamento da semana passada. Lula marcava 48% das intenções de voto, contra 41% de Bolsonaro. Nenhum dos candidatos oscilou além da margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos.
A Quaest também divulgou resultados que levam em conta apenas os eleitores mais propensos a votar no dia 30, numa tentativa de minimizar divergências provocadas pela abstenção. O modelo filtra os entrevistados a partir de suas respostas a perguntas específicas, como o questionamento sobre sua pretensão de ir votar ou não. Por esse cálculo, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%.
A Quaest ouviu 2.000 pessoas, diretamente na residência dos eleitores selecionados, entre os dias 10 e 12 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-07106/2022.
A pesquisa capta as reações dos eleitores à primeira semana de retomada das campanhas dos candidatos na rua e na televisão. Lula esteve nesta quarta-feira no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, estado onde teve menos votos que Bolsonaro no primeiro turno. Já o candidato à reeleição foi à Basílica Nacional de Aparecida celebrar o dia da padroeira do Brasil. O atual presidente planeja viagem para estados do Nordeste nos próximos dias. A região foi a principal responsável pela votação de Lula no último dia 2.