Lula supera Bolsonaro como cabo eleitoral em SP, diz Quaest
O estudo revela que, com o apoio de Lula, 29% dos eleitores estão dispostos a votar com certeza no candidato indicado por ele, enquanto 66% não o apoiariam. Em contraste, 20% dos paulistanos afirmam que votariam com certeza no nome sugerido por Bolsonaro, com 75% rejeitando a opção.
Além disso, 25% dos eleitores considerariam a indicação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A influência de Tarcísio faria com que 25% dos entrevistados optassem pelo candidato que ele apoiar, ao passo que 68% não seguiriam essa recomendação.
No cenário atual, Lula supera Bolsonaro como cabo eleitoral em São Paulo. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) está empatado com Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) na liderança das intenções de voto, com o suporte de eleitores de Lula.
A pesquisa também mostra que 22% dos eleitores paulistanos que votaram em Lula em 2022 agora estão inclinados a apoiar Datena, um aumento em relação aos 18% registrados no levantamento anterior. Por outro lado, Boulos continua sendo a escolha de 36% dos apoiadores do petista, o mesmo índice observado em junho.
Datena tem desempenho melhor entre os eleitores de Lula do que entre os de Bolsonaro. Entre aqueles que votaram em Bolsonaro no último pleito, 15% afirmam apoiar Datena.
Já o atual prefeito, Ricardo Nunes, é o mais escolhido por simpatizantes do ex-capitão (35%), com destaque também para o empresário Pablo Marçal (PRTB), que tem 27% das menções dos bolsonaristas em São Paulo.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou 1.002 pessoas com 16 anos ou mais, de forma presencial, na capital paulista, entre 25 e 28 de julho. Com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%, o levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-06142/2024.