Maioria dos brasileiros apoia reação de Lula e rechaça Trump, Eduardo e Bolsonaro, diz Ipespe

Pesquisa Pulso Brasil/Ipespe mostra Lula e Alckmin como melhores avaliados na reação a Trump. Bolsonaro tem o pior desempenho, seguido de perto pelo filho, Eduardo, que conspira nos EUA.

Pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (24), revela que a maioria dos brasileiras apoiam a reação de Lula à bolsotaxa e rechaçam a atuação do clã Bolsonaro e de Donald Trump na guerra tarifária declarada pelo presidente dos EUA ao Brasil.

O estudo mostra que 50% aprovam a reação de Lula frente ao tarifaço enquanto 46% desaprovam. Os dados evidenciam que os eleitores que se declaram de “centro” – que são os que definem as eleições – se coloca ao lado do presidente no embate contra Bolsonaro e Trump.

Entre os que se dizem de direita, a aprovação da postura de Lula é de 88%, com apenas 10% de desaprovação. No centro, 62% avalizam a reação de Lula e apenas 34% se colocam contra. Na direita, 16% aprovam e 81% reprovam e 16% aprovam.

O presidente também tem a maior aprovação entre todas as autoridades pesquisadas sobre “comportamento e declarações de lideranças”.

Lula tem 50% de aprovação, seguido do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), com 42% – acima dos 37% que desaprovam. Por outro lado, Jair Bolsonaro tem rejeição de 60%, a maior de todas, só comparada a do filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que conspira nos EUA e é reprovado por 59% dos brasileiros.

A reprovação do clã Bolsonaro supera até mesmo a dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ambos têm a postura reprovada por 49% da população.

Trump rechaçado

Após pedir o fim do julgamento de Bolsonaro para suspender a taxação ao Brasil, o presidente dos EUA segue sendo cada dia mais rechaçado pela população brasileira.

Segundo o Ipespe, entre maio e julho a desaprovação do presidente dos EUA subiu de 55% para 61%, enquanto a aprovação caiu de 39% para 33%.

O estudo mostra que a direita está isolada no apoio a Trump: 72% aprovam e 22% desaprovam o governo do republicano. Por outro lado, 75% dos que se declaram de centro desaprovam Trump, índice que chega a 98% na esquerda. No centro, o estadunidense é aprovado por 19% e na esquerda por parco 1%.

Os brasileiros também mostram que Trump influenciará negativamente nas eleições presidenciais em 2026: 53% dizem que o apoio do estadunidense prejudica o candidato, enquanto 32% afirma que ajuda.

Mais uma vez, o candidato de Trump só terá a adesão da direita: 66% dizem que vai ajudar e 19% que prejudicará. No Centro, 69% acreditam que Trump mais atrapalha do que ajuda. Na esquerda esse índice é de 88%.

A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe foi realizada entre 19 e 22 de julho e ouviu 2,5 mil brasileiros por telefone e online. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos e índice de confiança de 95,45%.