Mais de 473 mil segurados do INSS já contestaram vínculo com associações

Número representa 98% do número de pessoas que entraram no sistema com essa finalidade

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, concedeu entrevista na tarde desta quarta-feira (14) na sede da autarquia, em Brasília, para divulgar os números do primeiro dia de notificação aos segurados que tiveram desconto associativo nos últimos anos.

Segundo Waller, até às 16 horas desta quarta, o sistema DataPrev teve 1,6 milhão de acessos relacionados aos descontos associativos, dos quais 738 mil pessoas não tiveram desconto, ou seja, acessaram o sistema por curiosidade. “A gente reforça o pedido: nós estamos atendendo a pessoas que foram atingidas por uma fraude. Por isso a gente faz um apelo: curiosos, não acessem o sistema. Quem já foi avisado que está livre de qualquer desconto, não precisa acessar o sistema”, disse Waller.

Segundo o presidente do INSS, 480.660 pedidos foram feitos. Desses, 473.940 pessoas (98,6%) informaram não reconhecer o desconto, enquanto outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram o desconto e finalizaram o processo. O total de acessos representa cerca de 11% do número de pessoas que foram vítimas pelas fraudes estimada pela Operação Sem Desconto.

As autoridades informaram que a maioria dos acessos foi feita pelo aplicativo Meu INSS. Cerca de 450 mil pessoas (93,7%) usaram esse canal. Outros 30.234 segurados usaram o canal de atendimento 135, cujo tempo médio de atendimento foi de sete minutos, segundo o presidente do INSS.

Em relação às associações, Waller informou que o não reconhecimento do vínculo atinge 41 entidades, que serão notificadas e terão um prazo de 15 dias úteis para comprovar a legalidade do desconto ou fazer a devolução do dinheiro aos segurados.

“Quando ele simplesmente não reconhece o vínculo, o INSS notifica a entidade para que no prazo de 15 dias úteis junte a documentação da regularidade do desconto, ou devolva o valor”, afirmou o presidente da autarquia, que esclareceu ter notificado todos os segurados com descontos associativos, inclusive aqueles que sobre os quais não há indícios de irregularidades.

“Ninguém vai ficar para trás. A gente abre esse procedimento e depois a gente vai atrás dessa situação. As associações têm a obrigação de comprovar o vínculo. Ao segurado não é pedido nada, apenas que manifeste se reconhece ou não o vínculo”, esclareceu.

Finalmente, Waller afirmou que o bloqueio de bens das pessoas envolvidas nas fraudes, que totalizam em torno de R$ 1 bilhão, assim como pedidos enviados pela Advocacia Geral da União (AGU), que podem superar os R$ 2 bilhões, serão utilizados para o ressarcimento dos segurados. No entanto, afirmou que só será possível avaliar se esses valores serão suficientes para fazer o ressarcimento após o processo de consulta aos segurados que tiveram descontos.

Já o presidente do DataPrev, Rodrigo Assunção, afirmou destacou que não há prazo para que os segurados realizem o procedimento de notificação. “Não há prazo, não há pressa imediata. Passada a curiosidade para entender o sistema no primeiro dia, cada um pode buscar o aplicativo, o site, que vai estar à disposição para que todo mundo possa fazer o acesso com calma e tranquilidade”, disse.

Por último, o presidente do INSS reafirmou que os descontos associativos seguem bloqueados e que os valores descontados no último mês não foram repassados às associações e serão devolvidos na próxima folha de pagamento. “Os descontos estão suspensos. Quando voltar, será sob novas regras e procedimentos”, ressaltou.