As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e às principais disputas serão para conhecermos os gestores das 223 Prefeituras das Paraíba.
Não menos importante, teremos a renovação das Câmaras Municipais por todo estado e tal qual como Deputados e Senadores, os Vereadores podem se reeleger indefinitivamente.
A cada eleição, um bom número de novos parlamentares remexe a configuração das cidades. Mas, existem alguns políticos que continuam nos cargos durante muitos mandatos, criando verdadeiras dinastias que se sustentam por mais de 30 anos.
Nessa matéria nós iremos mostrar a vida pública de oito Vereadores que tem pelo menos 25 anos de mandato nas maiores cidades da Paraíba.
Durval Ferreira foi eleito Vereador pela primeira vez em 1988, na época filiado ao PL. Mas essa não foi sua primeira eleição, pois ele tentou ser Senador em 1986, ficando em sexto lugar com um pouco mais de 33 mil votos.
Ferreira também disputou às eleições de 1990, dessa vez pleiteando uma vaga na Assembleia, ficando na suplência do PDS. Durante esses 9 mandatos, o Vereador também passou por PFL, PDT, PTB, PP e de volta ao PL em 2020.
Durval teve sua melhor votação em 2016, sendo o segundo candidato mais votada, quando atingiu exatos 7 mil votos, também foi presidente da Câmara Municipal de João Pessoa por 10 anos e durante a sua administração houve a criação da Rádio Câmara FM e a abertura do canal da TV Câmara JP para toda a população.
Pimentel Filho é filho do também Vereador Antônio Alves Pimentel que teve história igualmente marcante na Rainha da Borborema, falecendo no cargo após cinco mandatos na Câmara Municipal. Após a morte do seu pai, Pimentel disputou sua primeira eleição em 1988, trazendo de volta a política o nome da família, ao atingir 1568 votos, filiado ao PDS.
A sua melhor votação foi em 2008, quando teve 3.718 votos. Nas eleições de 2020, Pimentel ficou na primeira suplência, mas com a ida do Sargento Neto para a Assembleia, assumiu o mandado em definitivo pela nona vez.
Aldeone Abrantes é mais conhecido pelo público paraibano por ser o Presidente do Sousa Esporte Clube, um dos maiores e mais vitoriosos clubes do estado. Mandatário de opinião forte e muitas vezes controversa, Aldeone é uma das figuras folclóricas do nosso futebol.
Em 1982, teve sua única derrota ao ficar na suplência do PDS e a partir de 1988 não saiu mais da Câmara Municipal da terra dos dinossauros, passando por PFL, PL e PTB no qual está desde 2004. Sua melhor performance foi em 2008, quando foi o sétimo mais votado, ao atingir 1290 votos.
Léa Silva é a única mulher em nossa lista. A professora e diretora da biblioteca municipal, foi incentivada por membros da imprensa local para se candidatar a vereadora, se filiando ao antigo PFL , vencendo sua primeira eleição em 1988.
A Vereadora tem sua carreira política atrelada a família do Senador Efraim Filho, ficando quase que a totalidade dos 35 anos de parlamentar no hoje União Brasil, que já foi anteriormente chamado de DEM e PFL. A sua única eleição fora do partido foi a de 2020, quando esteve filiada ao Cidadania.
Léa foi chefe da casa civil no governo Ricardo Coutinho e teve sua melhor votação no pleito de 2008, quando obteve 1862 votos. O nome da Vereadora é bastante cotado para concorrer a Prefeitura de Cajazeiras em 2024 pela oposição, que pode dar fim a sequência de 9 mandatos na Câmara Municipal.