Mais um Deep Fake mostra Bolsonaro à frente em pesquisa falsa do Ipec

É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente na pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec (Instituto em Pesquisa e Consultoria) e divulgada no Jornal Nacional em 12 de setembro. Um vídeo que circula no TikTok foi manipulado para inverter o resultado do levantamento. Na verdade, o ex-presidente e candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 31%. Em nota, o Ipec confirmou que o conteúdo é falso.

Conteúdo investigado: Vídeo de 2 minutos e 23 segundos que mostra os apresentadores do Jornal Nacional William Bonner e Renata Vasconcellos falando acerca dos resultados da pesquisa sobre a intenção de voto para presidente realizada pelo Ipec e divulgada em 12 de setembro. Na gravação, Jair Bolsonaro aparece à frente do ex-presidente Lula.

Onde foi publicado: TikTok e WhatsApp.

Conclusão do Comprova: É falso o vídeo com uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, que apresenta dados de pesquisa do Ipec com Jair Bolsonaro em primeiro lugar, à frente de Lula. O conteúdo de desinformação inverte os números, exibindo o presidente com 46% das intenções de voto e o petista com 31%, o que não é verdade. Segundo o levantamento (em PDF), na realidade, Lula tem 46% e Bolsonaro, 31%.

Além de manipular o áudio de William Bonner falando sobre o primeiro turno e a avaliação da administração de Bolsonaro, a gravação adultera a voz de Renata Vasconcellos ao apresentar o cenário do segundo turno e ao falar sobre a aprovação da maneira de governar do presidente pelos brasileiros. O material também altera os gráficos exibidos na reportagem.

Diferentemente do que é afirmado no conteúdo verificado, de acordo com o Ipec, Lula tem 53% no segundo turno, ante 36% de Bolsonaro. Sobre a avaliação da administração atual, ela é ruim ou péssima para 45% dos entrevistados, ótima ou boa para 30% e regular para 23%. E, por último, 59% reprovam a maneira de governar do presidente, enquanto que 35% a aprovam.

O Ipec divulgou nota em que afirma que o vídeo é falso e que “está denunciando o conteúdo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral e no Ministério Público Eleitoral”. O Jornal Nacional afirmou que a pesquisa Ipec divulgada pelo programa “mostrou o oposto do vídeo adulterado”.

Falso, para o Comprova, é todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga conteúdos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 19 de setembro, o vídeo teve 2,1 milhões visualizações, 108 mil curtidas, 11,7 mil comentários e 50,3 mil compartilhamentos.

O que diz o autor da publicação: Como o TikTok não permite o envio de mensagens entre contas que não se seguem mutuamente, o Comprova buscou outras redes sociais do autor do vídeo investigado, mas não encontrou correspondência.

Como verificamos: Após buscar no Google pela palavra-chave “pesquisa Ipec”, o Comprova encontrou quatro verificações, do UOL Confere, da Folha, do Fato ou Fake e do Estadão Verifica, que desmentem a alegação de que Bolsonaro estaria à frente no levantamento do instituto.

O próximo passo foi consultar a edição do Jornal Nacional de 12 de setembro (a partir de 17min09s) disponível na Globoplay, que trouxe a divulgação da pesquisa Ipec. Por fim, a equipe buscou o levantamento no site do instituto e no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A reportagem contatou o Ipec e a assessoria de imprensa do Jornal Nacional.

Pesquisa Ipec mostra Lula à frente

Ao contrário do que o vídeo falso mostra, Lula lidera a corrida presidencial, de acordo com a pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro contratada pela rede Globo. O petista aparece com 46% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro.

Veja o vídeo VERDADEIRO do JN alertando o golpe virtual

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto 8 de outubro de 2024 DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto DESTAQUES: Quais foram os vencedores e perdedores da campanha eleitoral?; Jhony Bezerra e Marcelo Queiroga são os fenômenos dessa eleição; e João Azevêdo elege 69 prefeitos do PSB na Paraíba 7 de outubro de 2024 DESTAQUES: Quais foram os vencedores e perdedores da campanha eleitoral?; Jhony Bezerra e Marcelo Queiroga são os fenômenos dessa eleição; e João Azevêdo elege 69 prefeitos do PSB na Paraíba Quais foram os recordes desta eleição de 2024? Quais foram as estrelas? O balanço do pleito que está se concluindo? – Por Gutemberg Cardoso 5 de outubro de 2024 Quais foram os recordes desta eleição de 2024? Quais foram as estrelas? O balanço do pleito que está se concluindo? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Debate da Globo vai influenciar na eleição de JP?; Gervásio critica candidato a prefeito de seu partido; e confira os candidatos a vereadores do DC, Solidariedade, MDB e Podemos 4 de outubro de 2024 DESTAQUES: Debate da Globo vai influenciar na eleição de JP?; Gervásio critica candidato a prefeito de seu partido; e confira os candidatos a vereadores do DC, Solidariedade, MDB e Podemos DESTAQUES: Quais foram as marcas da campanha em 2024?; Jhony Bezerra usa em seu discurso a falta de pesquisas em CG; e quais candidatos a vereadores são destaques no PSD e Avante 3 de outubro de 2024 DESTAQUES: Quais foram as marcas da campanha em 2024?; Jhony Bezerra usa em seu discurso a falta de pesquisas em CG; e quais candidatos a vereadores são destaques no PSD e Avante

Está no Hype

Go to Top